Avaliação de processos: uma análise gestacional das Delegacias Especiais para o Atendimento de Mulheres (DEAM)
PDF

Palavras-chave

delegacia da mulher
avaliação de processos
políticas públicas

Como Citar

RIBEIRO COSTA FIGUEIREDO, Maria Clara; VAN NOIJE, Paulo. Avaliação de processos: uma análise gestacional das Delegacias Especiais para o Atendimento de Mulheres (DEAM). Seminários do LEG, Limeira, SP, n. 12, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/leg/article/view/4254. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Instituída em 1985, no Estado de São Paulo, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) foi a primeira política pública implementada no Brasil de combate à violência de gênero. Sua constituição está inserida no contexto sociocultural brasileiro, caracterizado pela hierarquia de gênero. O artigo contextualiza a raiz social da violência contra a mulher, passa por sua implementação e avalia processos do atual modelo de funcionamento.

A presente pesquisa teve seu foco em São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), regiões pioneiras da implementação. A categoria analítica escolhida para a avaliação de processos foi a de eficácia, a fim de verificar o funcionamento do serviço entregue ao público-alvo.

Por ser uma política pública de abrangência Nacional, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher apresentou similaridades nas duas regiões estudadas, como a escassez de profissionais capacitados e sensibilizados com a problemática, dificuldade de monitorar de perto os casos de violência, tempo de espera por atendimento e humanização deste. A principal dessemelhança encontrada refere-se a articulação e capacitação da Rede de Atendimento, parte crucial da execução da política: em Minas Gerais a rede se mostrou alinhada e sólida, ao passo que em São Paulo os atores participantes agem com maior individualidade, não há um processo estruturado para o atendimento. Todos os apontamentos foram aprofundados no estudo.

A presente avaliação busca subsidiar o aprimoramento dos processos da DEAM e para a realização de demais avaliações da política. Assim, busca-se contribuir com a principal finalidade da Delegacia da Mulher como órgão público: executar com qualidade o acolhimento às vítimas, prestando toda segurança e apoio para que a vítima dê continuidade à denúncia e consiga quebrar o ciclo da violência.

PDF
Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Maria Clara Ribeiro Costa Figueiredo, Paulo van Noije

Downloads

Não há dados estatísticos.