Criatividade não-objetiva e construtivismo russo por Varvara Stepanova
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Varvara Stepanova
Criatividade não-objetiva
Construtivismo

Como Citar

REBELATTO, Tatiane. Criatividade não-objetiva e construtivismo russo por Varvara Stepanova. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 517–530, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4705. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4705. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de análise as concepções teóricas e plásticas da artista Varvara Stepanova sobre a Criatividade não-objetiva e Construtivismo, que foram desenvolvidas entre 1918 e 1922, aproximadamente. Ela e alguns contemporâneos (as) após a Revolução de Outubro de 1917 envolveram-se com o projeto de construção de uma sociedade socialista, questionaram as concepções artísticas estabelecidas e propuseram definições diferentes que condiziam com os objetivos da revolução. Assim, objetiva-se mostrar alguns trechos dos textos de Varvara, bem como algumas de suas produções plásticas compreendendo o que influenciou no desenvolvimento de tais concepções. A importância desse estudo reside em dar visibilidade às atuações de uma mulher que formulou outras definições de arte, artista e seu trabalho na sociedade.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4705
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Referências

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