Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.

Hildegard Rosenthal
Mulheres fotógrafas
Fotografia moderna
Crítica feminista
História e historiografia no Brasil

LIMA, Lúcia de Souza Alves de. Hildegard Rosenthal e a experiência de modernidade para mulheres fotógrafas na São Paulo da década de 1940. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 345–356, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4679. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4679. Acesso em: 19 abr. 2024.

O artigo apresenta a pesquisa em desenvolvimento sobre a produção da fotógrafa de origem alemã Hildegard Rosenthal, em São Paulo na década de 1940, à luz da experiência de modernidade vivenciada por mulheres. Utilizando gênero como categoria de análise histórica e valendo-se de metodologias da crítica feminista, busca-se apontar as especificidades dessa experiência, no que diz respeito aos espaços da feminilidade, de trabalho e às condições de produção e reconhecimento para fotógrafas.

Referências

AMARAL, Aracy. A imagem da cidade moderna: o cena?rio e seu avesso. In: Modernidade e Modernismo no Brasil, 2010. p.81-89.

CHADWICK, Whitney. Women, art and society. New York: Thames & Hudson, 1990.

COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. In: Anais do Museu Paulista, vol.16, n.2, 2008.

COSTA, Helouise; SILVA, Renato Rodrigues da. A fotografia moderna no Brasil. Sa?o Paulo: COSACNAIFY, 2004.

COSTA, Helouise. Sistema de arte e relacoes de genero: retratos de artistas por Hildegard Rosenthal e Alice Brill. In: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. nº 71. 2018.

CORRÊA, Amélia Siegel. A nova mulher sob as lentes de Hildegard Rosenthal. In: Mulheres fotógrafas/ Mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina. (Org.) Helouise Costa e Erika Zerwes . São Paulo: Intermeios, 2020. p.249-260.

FABRIS, Annateresa. Modernidade e vanguarda: o caso brasileiro. In: Modernidade e modernismo no Brasil. (Org.) Annateresa Fabris. Porto Alegre: Zouk, 2010.p.09-24.

FOSTER, David William. Downtown in São Paulo with Hildegard Rosenthal’s camera. Luso-Brazilian Review, v. 42, n. 1, 2005

KOSSOY, Boris. A Fotorreportagem no Brasil: O Pioneirismo de Hildegard Rosenthal. In: Os Tempos da Fotografia: o efe?mero e o perpetuo. Sao Paulo: Atelie Editorial, 2007.p.81-104.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2020.

MAC-USP. Hildegard Rosenthal - Fotografias. São Paulo: catalogo de exposição, 1974.

MAUAD, Ana Maria. Pratica fotografica e a experiencia historica – um balanco de tendencias e posicoes em debate. Revista Interin. Curitiba, v. 10, n. 2, jul./dez. 2010.

MENDES, Ricardo. Once upon a time: uma historia da Historia da Fotografia brasileira. In: Anais do Museu Paulista. Sao Paulo. N. Ser. v. 6/7. p. 183-205. (1998/1999)

POLLOCK, Griselda. Differencing the Canon: Feminist Desire and the Writing of Art’s Histories. London, New York: Routledge, 1999.

POLLOCK, Griselda. Vision and Difference: Femininity, Feminism and the Histories of Art. London and New York,. Routledge, 1988.

ROSENBLUM, Naomi. A history of women photographers. Abbeville Press Publishers: New York, London, Paris, 1994.

ROSENTHAL, Hildegard. Cenas Urbanas. Instituto Moreira Salles, 1998.

ROSENTHAL, Hildegard. Depoimento a Boris Kossoy, Eduardo Castanho, Hans Gunter Flieg, Moracy de Oliveira. Gravado no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Sao Paulo. Acervo MIS, 25 de maio de 1981.

SCOTT, Joan Wallach. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez. 1995, pp. 71-99.

ZERWES, Erika. Hildegard Rosenthal, Alice Brill e Judith Munk. A nova mulher imigrante e a fotografia moderna brasileira. In: Revista ZUM, https://revistazum.com.br/noticias/nova-mulher-fotografia-brasileira/

ZERWES, Erika. A mulher moderna como fotógrafa na guerra: Margaret Michaelis e Kati Horna. Cadernos Pagu (UNICAMP) , p. 5, 2017.

ZERWES, Erika. Humanismo e política: fotografia e gênero entre a Europa e a América Latina. In: Mulheres fotógrafas/ Mulheres fotografadas: fotografia e gênero na América Latina. (Org.) Helouise Costa e Erika Zerwes . São Paulo: Intermeios, 2020. p.19-36.