Referências artísticas italianas nas obras Rua 25 de Março, de Antonio Ferrigno
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Antonio Ferrigno
Século XIX
Iconografia paulistana
Arte italiana
Paisagem urbana

Como Citar

MOYSÉS, Stefanie Clarice Ramos. Referências artísticas italianas nas obras Rua 25 de Março, de Antonio Ferrigno. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 406–414, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4675. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4675. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

As paisagens Rua 25 de Março foram produzidas em três versões pelo artista italiano Antonio Ferrigno (1863-1940) durante a sua estadia no Brasil entre os anos de 1893 e 1905, e fazem parte do conjunto de obras do artista sobre a iconografia paulistana. No presente texto, buscamos ressaltar a contribuição do artista para o cenário artístico de São Paulo, através de comparações entre paisagens urbanas do final do século XIX, focando especificamente em suas referências trazidas da Europa.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4675
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