Maria Clara da Cunha Santos
Capa preta com título "Os silêncios na História da Arte", data e número da edição. Na parte inferior, a pintura de quatro pessoas brancas com vestimentas de época sentadas em volta de uma mesa.

Maria Clara da Cunha Santos
Crítica de arte
Mulheres artistas

CABRAL, Ana Cláudia de Moura. Maria Clara da Cunha Santos: uma crítica de arte do século XIX. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 12, p. 50–56, 2017. DOI: 10.20396/eha.12.2017.4475. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4475. Acesso em: 27 jul. 2024.

O presente artigo é um recorte oriundo da pesquisa que venho desenvolvendo para o meu Trabalho de Conclusão de Curso no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Essa pesquisa foi fomentada inicialmente devido à notória ausência das mulheres na História da Arte tradicional. Praticamente não encontramos mulheres em nossos livros gerais de História da Arte, e essa ausência de artistas mulheres ocorre tanto na historiografia mundial e, como não seria diferente, na historiografia da arte brasileira.

A MENSAGEIRA: revista literária dedicada a mulher brasileira, directora Presciliana Duarte de Almeida. – Edição fac-similar. São Paulo, Imprensa Oficial do Estado: Secretaria de Estado da Cultura, v. 1 e 2, 1987.

CAO, Marián López Fernandez. Educar o olhar, conspirar pelo poder: gênero e criação artística. In: BARBOSA, Ana Mae; Amaral, Lilian (Orgs). Interterritorialidade: mídias, contextos e educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008, p. 69-85.

NEVES, Maria Alciene. Os Brilhantes brutos de Maria Clara da Cunha Santos. Tese (Mestrado), Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São José del-Rei, 2009.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas? São Paulo: Edições Aurora, 2016.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Acadêmicas Brasileiras. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Fapesp, 2008.

WOOLF, Virgínia. Profissões para Mulheres Artistas e Outros Artigos Feministas. Tradução Denise Bottmann. Porto Alegre: L&PM Editores, 2012.