n. 12 (2017): Os silêncios na História da Arte
Os silêncios na História da Arte

Organizadores: Alexandre Pedro de Medeiros, Doglas Morais Lubarino, Francislei Lima da Silva, Isabela de Oliveira Salinas, Larissa Crivelari Fassis, Letícia Badan Palhares Knauer de Campos, Marcos Pedro Rosa, Marina Silva e Siqueira, Mateus Alves Silva, Samuel Mendes Vieira, Sandra Mara Salles, Silvana Meirielle Cardoso, Stela Politano, Thais Cristina Montanari.

Comunicações

Adriane Schrage Wächter
11-16
O visível e o invisível na obra de Elaine Tedesco
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4366
PDF
Agrippina Cândido Viegas Pequeno
17-22
Corpos em trânsito: corpos transvestigêneres e o espaço público
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4367
PDF
Alcimar do Lago Carvalho
23-31
O diálogo silencioso entre o girassol e o crânio ou a papoula: correspondências simbológicas entre as vanitas e os vasos de flores de Maria van Oosterwyck
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4368
PDF
Alexandre Pedro de Medeiros
32-49
Da Nova Figuração ao Pop Expandido: apontamentos sobre a participação de artistas brasileiros em exposições de arte Pop Global
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4474
PDF
Aline Barbosa da Cruz Prudente
40-49
O Surrealismo e as mulheres: uma análise através da moda
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4617
PDF
Ana Cláudia de Moura Cabral
50-56
Maria Clara da Cunha Santos: uma crítica de arte do século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4475
PDF
Ana Lucia Oliveira Vilela
57-63
Silêncios e a ditadura militar no Brasil: sintomas na propaganda e na arte
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4476
PDF
Ana Paula dos Santos Salvat
64-70
Colonizada, mas não silenciada: a permanência da cultura asteca na configuração artística e arquitetônica do Zócalo, na Cidade do México
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4477
PDF
Ana Tagliari, Eunice H. S. Abascal
71-82
O ornamento na arquitetura orgânica de Frank Lloyd Wright
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4478
PDF
Anderson dos Santos Batista
92-102
Considerações sobre o interior da Escultura-tumba: escoamentos através do invisível na Obra Estocagem #8
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4480
PDF
André Pitol
103-108
Os escritos críticos de Alair Gomes sobre arte: uma leitura introdutória
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4481
PDF
Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
109-115
O silêncio que sobrevém à Cadeia Surda
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4482
PDF
Breno Marques Ribeiro de Faria
116-122
Ars Diplomatica: a coleção do Ministério das Relações Exteriores (1955 -1970)
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4483
PDF
Camila Cristina Souza Lima
123-128
A Ordem de São Jerônimo nas iniciativas arquitetônicas de Dom Manuel I (1469 - 1521) de Portugal: tentativas de aproximação simbólica entre Portugal e Castela
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4484
PDF
Camila Proto
129-137
Gallery of Lost Art: o Museu Virtual e as relações entre matéria e legitimação
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4485
PDF
Carlos Alberto Donaduzzi
138-143
A montagem na pintura de Edward Hopper e na imagem cinematográfica: uma análise a partir do filme Shirley: Visions of reality, de Gustav Deutsch
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4486
PDF
Carolina de Campos Tornich
144-152
Os silêncios na arte contemporânea sul-africana a partir de Willie Bester
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4503
PDF
Caroline Farias Alves
153-164
Entre os silêncios da história e as representações femininas: retratos de Georgina de Albuquerque e suas contemporâneas
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4504
PDF
Christian Mascarenhas
165-168
O pioneirismo em um acervo paulista: Dom Duarte Leopoldo e Silva e a preservação da Arte sacra Em São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4505
PDF
Clara Habib de Salles Abreu
169-176
A concepção do verbo e o silêncio da imagem: a representação visual da crença na Conceptio Per Aurem em pinturas da Anunciação de Cristo
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4506
PDF
Cristina Susigan
631-640
O silêncio e a estética na pintura de Edward Hopper: a iconografia norte americana
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4507
PDF
Daiane Marcon
177-188
Cidade moderna desvelada: a pintura de paisagem urbana em Porto Alegre (1920-1945)
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4509
PDF
Dalmo de Oliveira Souza e Silva
189-198
Sob o signo do silêncio no Amor à Flor da Pele
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4510
PDF
Delson Aguinaldo de Araújo Junior
199-209
Caetano Luiz de Miranda um pintor rococó na Comarca de Serro Frio
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4511
PDF
Doglas Morais Lubarino
210-214
A iconografia da missa de São Gregório: realismo eucarístico e imagens medievais
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4512
PDF
Eduardo Augusto Alves de Almeida
215-226
Silêncios na História (da Arte): as pistas do Mapa de Lopo Homem II, de Adriana Varejão
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4513
PDF
Eduardo Polidori
227-236
“Fundação de São Vicente”, de Benedito Calixto: da comemoração do IV Centenário do Descobrimento do Brasil Ao Museu Paulista
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4514
PDF
Ester Cunha
237-242
O silêncio na relação entre arte e vida
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4515
PDF
Fabricio Forganes Santos
243-249
Vicissitudes dos espaços Afro-brasileiros: as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Cidade de São Paulo e de suas freguesias
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4516
PDF
Felipe Vieira Frazão Silva
250-254
Geometria e o Divino: um ensaio sobre a articulação entre conhecimento e imagem medieval
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4517
PDF
Fernanda Marinho
255-261
Lionello Venturi, Eugenio Battisti e as omissões em seus respectivos projetos modernos
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4518
PDF
Fuviane Galdino Moreira
262-270
Fluxos metodológicos: uma cartografia vestimentar da(o)s padroeira(o)s do Brasil
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4519
PDF
Gabriel Ferreira Zacarias
271-279
Variantes do silêncio na arte contemporânea
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4520
PDF
Gabriel Morais Medeiros
280-287
O bosque enquanto masmorra: alegorias da ambiência selvática na pintura de Eduardo Berliner
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4522
PDF
Gabrieli Simões
288-296
Antonio Rocco e as representações da imigração
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4523
PDF
Gabrielle Nascimento Batista
296-303
Preto no branco: o Museu Nacional de Belas Artes, o diretor José Roberto Teixeira Leite e a África
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4524
PDF
Grasiela Prado Duarte
304-313
A representação musical no Inferno de Hieronymus Bosch: escrita e torturas musicais
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4525
PDF
Helder Manuel da Silva de Oliveira
314-320
Alberto Burri (1915-1995) e a Bienal de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4526
PDF
Hélio Batista de Oliveira Júnior
321-328
Arte da fuga: as guerras, as dores e os traumas gerados no corpo
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4527
PDF
Heloisa Rosa Costa Lima
329-332
Transplante da Igreja do Rosário dos Homens Pretos: São Paulo 1903-1908
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4528
PDF
Inácio Schiller Bittencourt Rebetez
333-335
O silêncio sobre a circuncisão: o corpo dos judeus na Arte Renascentista
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4529
PDF
Janaína Nagata Otoch
336-348
Trama de olhares: notas sobre a representação da Celestina na obra de Pablo Picasso
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4531
PDF
João Paulo Ovidio
349-356
A gravura de Renina Katz em Moscou
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4532
PDF
João Victor Rossetti Brancato
357-367
Almeida Júnior, jamais caipira
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4533
PDF
Joyce Farias de Oliveira
368-375
Negro, mas belo: São Benedito, o santo preto da Idade Moderna
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4535
PDF
Leila Soares Rodrigues Campos
376-382
Retratos do poder no renascimento: a representação política do Cardeal Cristoforo Madruzzo por Tiziano
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4536
PDF
Lívia Zacarias Rocha
383-391
Ofélia na França do século XIX: do texto shakespeariano às imagens na pintura
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4538
PDF
Luciana Fonseca de Melo Adam
392-401
Athos Bulcão: uma narrativa na década de 1940
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4539
PDF
Márcia Helena Girardi Piva
402-410
O silêncio que grita e o ruído que silencia: Frans Krajcberg e Em’kal Eyongakpa na 32ª Bienal de São Paulo
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4541
PDF
Maria do Carmo Couto da Silva, Priscila Amorim Coser do Nascimento
411-417
Historiografia e crítica de arte brasileira no século XIX: uma análise em anais de eventos científicos de 2000-2015
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4542
PDF
Mariana Garcia Vasconcellos
418-423
A Utopia Realista de Thoré-Bürger
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4543
PDF
Marina Pedreira de Lacerda
424-436
Por uma arquitetura fluida: uma análise do vazio na Casa White U do arquiteto Japonês Toyo Ito
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4544
PDF
Marina Silva e Siqueira
437-445
O nu feminino em Suzanne Valadon
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4545
PDF
Matheus Henrique Gonçalves Silva
446-452
O Museu de Arte Contemporânea da USP como dispositivo para se discutir o contemporâneo
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4546
PDF
Menderson Correia Bulcão
453-459
Musealias dos mártires: a musealização dos bustos relicários no Museu de Arte sacra
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4547
PDF
Natália Cristina de Aquino Gomes
460-468
Retrato de Presciliano Silva, por Antônio Olavo Batista: a elegância e os atributos de um pintor no ateliê
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4548
PDF
Paola Berenstein Jacques, Dilton Lopes de Almeida Júnior
469-495
A Construção de Brasília: alguns silenciamentos e um afogamento
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4549
PDF
Priscila Sacchettin
496-504
Fotomontagem no Brasil, primeira metade do século XX
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4550
PDF
Rafael Machado Costa
505-512
Salomon Smolianoff: o Rei dos Falsários e artista esquecido
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4551
PDF
Renato Ferreira Lopes
513-521
A arte na vida: Johan Huizinga entre as imagens artísticas e as imagens históricas
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4552
PDF
Ricardo Henrique Ayres Alves
522-528
Tensões entre palavra e imagem: o discurso homoerótico na escrita recente da História da Arte
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4553
PDF
Silvana Meirielle Cardoso
529-539
Miguel Dutra e a cultura artística periférica na Província de São Paulo no Século XIX
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4554
PDF
Sofia Inda
540-550
Arte sacra em Porto Alegre: a antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4555
PDF
Solange de Aragão
623-630
O Silêncio das Águas nas fotografias de paisagem da Coleção Thereza Christina Maria da Fundação Biblioteca Nacional
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4556
PDF
Talita Mendes, Edson do P. Pfützenreuter
551-569
Olhar, silêncio e paisagem na arte contemporânea através da produção poética de Cássio Vasconcellos
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4557
PDF
Thais Cristina Montanari
560-567
Quatro séculos de Silêncio: as pinturas parietais da Capela de São Miguel Paulista
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4558
PDF
Thiago do Amaral Biazotto
568-578
Caça e caçador: a Tumba II de Vergina, sua iconografia e atribuição
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4559
PDF
Thiago Gil de Oliveira Virava
579-588
Oswald de Andrade entre a Negra e Jack Johnson: o discurso racial e o modernismo paulista
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4560
PDF
Tiago da Silva Coelho
589-593
O realismo socialista na pintura brasileira: convergências e divergências da historiografia nacional
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4561
PDF
Valéria Alves Esteves Lima
594-601
Silêncios e vazios: a “Iconografia de Viajantes” e O(s) Tempo(s) de Ver
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4562
PDF
Vanessa Beatriz Bortulucce
602-606
Cemitério também tem arte: considerações sobre o estudo da arte tumular no Brasil
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4564
PDF
Vinícius de Freitas Morais
607-616
As gravuras, os uncunábulos e a difusão de um culto antijudaico nos Entornos dos Alpes (1475-1493): a reunião na Casa dos Judeus e o sequestro do Menino Mártir Simão de Trento
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4565
PDF
Yasmin Pires
617-622
O silêncio como tensão e presença na música Víbora
https://doi.org/10.20396/eha.12.2017.4566
PDF