Resumo
Esta pesquisa está em andamento junto ao Departamento de História da Arte da Unifesp que pretende entender a escolha da arte beuronense para a São Paulo do início do século XX, como forma de estabelecer um novo momento na história dos beneditinos, considerando a fase de Restauração da Congregação Beneditina Brasileira e tendo como objeto de estudo as pinturas beuronenses da Basílica de Nossa Senhora da Assunção no Mosteiro de São Bento de São Paulo.
Referências
ABADIA DE MAREDSOUS. Disponível em: http://www.maredsous.be. Consulta em: 15/08/2014.
ABADIA DE SAINT ANDREW. Disponível em: http://www.saintandrewsabbey.com. Consulta em: 17/10/2014.
BARBOSA NETO, Dom João Baptista. Dom Adelbert Gresnicht e o Mosteiro de São Bento SP. Disponível em: http://www.mosteiro.org.br/. Acesso em: 18/10/ 2015. Benediktinisches klosterleben in Deutschland: Geschichte und gegenwart mit 700 bildern. Berlim, 1929.
CASSANELLI, GARCÍA. Benedetto: léredità artística. Roma: Jaca Books, 2007.
CHILVERS, Ian. Dicionário Oxford de arte. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
COOMANS, Thomas. Dom Adelbert Gresnigt, Maredsous et la Chine: une historie de missionnairesarchitectes. In: La Lettre de Maredsous. 2013/2. Bélgica: Abadia de Maredsous, 2013, p. 56-66. Disponível em: http://www.maredsous.be. Acesso em: 15/08/2014.
LENZ, Desiderius. The Aesthetic of Beuron and other writings. Francis Boutle Publishers: London, 2002.
MICELLI, Sérgio. A elite eclesiástica brasileira: 1890 1930. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
MOSTEIRO DE SÃO BENTO DE SÃO PAULO. Disponível em: http://www.facebook.com/mosteirosp. Consulta em: 18/10/2015
SCHERER, Michael Emílio. Frei Domingos da Transfiguração Machado: o restaurador da Congregação Beneditina do Brasil. Lumen Christi: Rio de Janeiro, 1980.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Klency Kakazu de Brito Yang