Resumo
O presente artigo se dá no sentido de apresentação e aprofundamento no âmbito dos estudos em história da arte de um recorte na formação do pensamento de Heinrich Wölfflin, historiador e teórico de arte suíço dos séculos XIX e XX, tomando como elemento principal o texto de sua tese de láurea.
Referências
DILTHEY, W. Introduction to the human sciences. Ed. e introd.: Rudolf A. Makkreel; Frithjof Rodi. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 1991.
SEMPER, G. Style in the technical and tectonic arts, or Practical Aesthetics. Los Angeles: Getty Research Institute, 2004.
LEVY, H. A propósito de três teorias sobre o barroco. In: Revista do patrimônio histórico e Artístico Nacional, nº 05. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1941.
VISCHER, R. On the Optical Sense of Form: A Contribution to Aesthetics. In: Empathy, Form, and Space: Problems in German Aesthetics 1873–1893, trad.: Harry Francis Mallgrave e Eleftherios Ikonomou. Santa Monica: Getty Publication Programs, 1994.
WÖLFFLIN, H. Psicologia della Architettura. Trad.: Ludovico Scarpa. Milano: Cluva Editrice, 1987.
WÖLFFLIN, H. Reflexiones sobre la historia del arte. Trad. Jorge García García. Barcelona: Ediciones Peninsula, 1988.
WUNDT, W. Elements of folk psychology: outlines of a psychological history of the development of mankind. Londres: George Allen & Unwin Ltd., 1916.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2015 Diana Oliveira dos Santos