A instalação de vídeo e a montagem de atrações em Arthur Omar
PDF

Palavras-chave

Arthur Omar
Audiovisual
Cinema
Arte contemporânea

Como Citar

LIMA, Wagner Jonasson da Costa. A instalação de vídeo e a montagem de atrações em Arthur Omar. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 507–514, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4173. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4173. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

O presente texto tem por objetivo analisar a relação entre cinema e arte contemporânea abordando determinados momentos da produção artística e teórica da Arthur Omar (1948). O início de sua trajetória artística é marcado pelo movimento de ruptura com o cinema documentário tradicional, período em que o artista vai introduzir a noção de antidocumentário no contexto da produção audiovisual brasileira. A partir da década de 1980, o cineasta adensa cada vez mais sua produção usando o vídeo como suporte. Essa atuação pode ser verificada em vídeos como O Nervo de Prata (1987), realizado em colaboração com o artista plástico Tunga.

https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4173
PDF

Referências

ALBERA, François. Eisenstein e o construtivismo russo: a dramaturgia da forma em “Stuttgart”. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005.

DUBOIS, Philippe. Um “efeito cinema” na arte contemporânea. In: COSTA, Luiz Cláudio da (Org.). Dispositivos de registro na arte contemporânea. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/FAPERJ, 2009. pp. 179-216.

DUGUET, Anne-Marie. Dispositivos. In: MACIEL, Kátia (Org.). Transcinemas. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria, 2009. pp. 49-70.

EISEINSTEIN, Sergei. Montagem de atrações. In: XAVIER, Ismail (Org.). A experiência do cinema. Rio de janeiro: Edições Graal, 2008. pp. 187-198.

EISEINSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.

FARIAS, Agnaldo. Arte/Cidade. Disponível http://www.pucusp.br/artecidade/novo/ac1/20.htm Acesso em: 9 de jun. 2011. em:

GRAU, Oliver. Arte virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: Editora UNESP: Editora SENAC São Paulo, 2007.

GUNNING, Tom. The cinema of attraction: early film, its spectator, and the avant-grade. In: STAM, Robert; MILLER, Toby (Org.). Film and theory: an anthology. Malden, MA: Blackwell, 2000. pp.229-235.

HUCHET, Stéphane. A instalação em situação. In: FRANCA, Patrícias. Concepções contemporâneas da arte. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2006. p. 17-45.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

OMAR, Arthur. O exibicionismo do fotógrafo e o pânico sutil do cineasta – entrevista a Revista Cinemais. Disponível em: http://www.museuvirtual.com.br Acesso em: 25 de set. 2009.

OMAR, Arthur. A lógica do êxtase. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil, 2000.

PEIXOTO, Nelson Brissac (Org.). Intervenções urbanas: Arte/Cidade. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Wagner Jonasson da Costa Lima

Downloads

Não há dados estatísticos.