Resumo
Solitário, um fauno está a dançar estaticamente isolado no jardim da antiga residência docolecionador Raymundo Castro Maya em Santa Teresa, atual Museu da Chácara do Céu. O fauno dançando, assim denominada a obra, teve esse seu momento de pura efemeridade eternizado, retido nessa reprodução datada da segunda metade do século XIX. Originariamente de Pompeia, onde nomeou a Casa do Fauno, a estátua sobreviveu a séculos soterrada em meio às cinzas do vulcão Vesúvio para então ser descoberta no século XVIII e se destacar no século seguinte, quando começaram a ser produzidas suas primeiras cópias.
Referências
FREY, John Andrew. A Victor Hugo Encyclopedia. Westport: Greenwood Publishing Group, 1999.
GRIMAL, Pierre. DICIONÁRIO DA MITOLOGIA GREGA E ROMANA. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1993.
HACQUARD, Georges. Guide Mythologique de la Grécie et de Rome. Paris: Hachette, 1990.
KURY, Mario da Gama. Dicionário de mitologia grega e romana. Jorge Zahar Editora, 1994.
MAURO, Jason. The Shape of Despair: Structure and Vision in Keats's “Ode on a Grecian Urn. Nineteenth-Century Literature, Vol. 52, No. 3 (Dec., 1997), pp. 289-301.
PAIVA, Roberta Kelly. Sintonias entre as artes: a figura do fauno da Antiguidade para a Modernidade em L'Après-midi d'un faune, via Mallarmé, Manet e Nijinsky / Roberta Kelly Paiva. - 2010.
PATTERSON, Charles I. Passion and Permanence in Keats's Ode on a Grecian Urn. ELH – Vol. 21, No. 3 (Sep., 1954), pp. 208 – 220.
PIEDADE, Acácio Tadeu de C. A longa tarde de um fauno. DAPesquisa – Vol. 03, No. 2 (Jul., 2009)
SIQUEIRA, V. B. C. . A forma dinâmica do Clássico: a dança na coleção Castro Maya. Anais do XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro : CBHA, 2010. v. 1. p. 486-495.
WALKER, Steven F. Mallarmé's Symbolist Eclogue: The “Faune” as Pastoral. PMLA – Vol. 93, No. 1 (Jan., 1978), pp. 106-117.
WILSON, Douglas B. Reading the Urn: Death in Keats's Arcadia. Studies in English Literature, 1500 – 1900, Vol. 25, No. 4, Nineteenth Century ( Autumn, 1985) pp 823-844.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2011 Paulo André Gomes Soares