O desafio de levar a história da arte à comunidade

Talha
Catedral Campinas
Vitoriano dos Anjos
Ramos de Azevedo

BARRANTES, Paula Elizabeth de Maria. O desafio de levar a história da arte à comunidade: a Catedral Metropolitana de Campinas. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 378–389, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4140. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4140. Acesso em: 22 jul. 2024.

Giorgio Vasari, iniciando os estudos sobre história da arte, acreditava que uma obra de arte não poderia ser analisada isoladamente, sem seu contexto e sem entender os artistas, os métodos e mesmo a sociedade na qual e para a qual a obra teria sido criada. Vemos que, passados quase quinhentos anos de seus estudos, apesar das diferentes vertentes que tomam a história da arte, ainda se faz necessário para uma maior compreensão da obra, principalmente se tratando de uma edificação histórica, buscar as origens da obra no passado. Qual escola ou princípio teve o artista, qual método usou, em quem se inspirou, quem encomendou e com que finalidade. Enfim para que tipo de pessoas esta obra irá servir.

ANDRADE, A. C. N. “Microfilmagem ou Digitalização? O problema da escolha certa.” Arquivos, Patrimônio e Memória. Unesp, 1999.

BAZIN, G.; BARATA, M. A arquitetura religiosa barroca no Brasil: Estudo histórico e morfológico. Repertório monumental, documentação fotográfica, índice general. Editora Record, 1983.

CAMARGO, C. “Os Centros de Documentação das Universidades: tendências e perspectivas”. Arquivo, Patrimônio e Memória. Unesp, 1999.

CATÓLICA, I. A CARTA MAGNA SOBRE O INVENTÁRIO/CATÁLOGO DOS BENS CULTURAIS DA IGREJA. Vaticano, 1999. (Recuperado julho 12, 2011)

COELHO, B. Devoção e arte: imaginária religiosa em Minas Gerais. São Paulo: EDUSP, 2005. COLI, J. Como estudar a arte brasileira do século XIX?. São Paulo: Editora Senac, 2005.

FREIRE, L. A. R. A talha neoclássica na Bahia. Versal, 2006.

FREIRE, L. A. R. Vitoriano dos Anjos Figueiroa, o Altar-mor da Sé de Campinas e a tradição retabilística baiana. Salvador, Bahia, 2008. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia.

GONÇALVES, J. R. S. A retórica da perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1996.

PUPO, C. M. Campinas, Seu berço e Juventude. Academia Campinense de Letras, 1969. (Recuperado agosto 8, 2010)

SILVA, Z. L. DA. Arquivos, patrimônio e memória: trajetórias e perspectivas. UNESP, 1999.