A Storia Della musica nel Brasile de Vincanzo Cernicchiaro (1926)

Cena musical carioca
Vincenzo Cernicchiaro

VERMES, Monica. A Storia Della musica nel Brasile de Vincanzo Cernicchiaro (1926). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 334–339, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4136. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4136. Acesso em: 22 jul. 2024.

Este trabalho é parte de um projeto mais amplo que tem como assunto a cena musical do Rio de Janeiro entre 1890 e 1920. “Cena musical” é entendida como o conjunto das práticas, pessoas, repertórios, espaços e instituições envolvidos em atividades musicais, incluindo tanto a música erudita quanto a música popular, realizada de forma profissional ou amadora, em âmbito público ou privado. A extensão e complexidade desse assunto exigem recortes precisos para torná-lo abordável, o que vimos fazendo em vários trabalhos. Esses diferentes recortes têm procurado lançar um olhar sobre a atividade musical no Rio de Janeiro no período em questão que evite dicotomias tradicionais como erudito vs. popular, de elite vs. relacionado às camadas mais baixas da sociedade, procurando elucidar as características peculiares desse ambiente musical. Neste texto propomos a análise da representação desse meio musical empreendida por uma personagem que participou muito ativamente dessas atividades.

ALLEN, Warren Dwight. Philosophies of Music History: a study of general histories of music (1600-1960). New Work: Dover, 1962.

ALMEIDA, Renato. História da Música Brasileira. 2 ed. Rio de Janeiro: Briguiet & Cia., 1942.

AZEVEDO, Luiz Heitor Corrêa de. 150 Anos de Música no Brasil (1800-1950). Rio de Janeiro: Jose Olympio, 1956.

BERGERON, Katherine; BOHLMAN, Philip V (Eds.). Disciplining Music: musicology and its canons. Chicago; London: The University of Chicago Press, 1992.

CERNICCHIARO, Vincenzo. Storia della Musica nel Brasile: dai tempi coloniali sino ai nostril giorni. Milano: Fratelli Riccioni, 1926.

COOK, Nicholas; EVERIST, Mark (Eds.). Rethinking Music. Oxford: Oxford University Press, 2001.

KIEFER, Bruno. História da Música Brasileira: dos primórdios ao início do séc. XX. Porto Alegre: Movimento, 1977.

MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.

MARZANO MELLO, Guilherme de. A Música no Brasil: desde os tempos coloniais até o primeiro decênio da República. 2 ed. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.

MENCARELLI RICOEUR, Paul. A Memória, a História, o Esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2008.