O corpo sonoro sob o comando da cor
PDF

Palavras-chave

Flávio de Carvalho
Anos 30
Cor

Como Citar

TÉO, Marcelo. O corpo sonoro sob o comando da cor: Flávio de Carvalho e os anos 30. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 293–304, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4101. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4101. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

1931 foi um ano movimentado no cenário artístico nacional. A Revolução de 1930 encerra a República Velha e inaugura um novo período na gestão cultural do país. Nas artes plásticas, a primeira repercussão foi a nomeação de Lúcio Costa como diretor da Escola Nacional de Belas Artes, incumbido de reformar o ensino artístico. É então que o arquiteto organiza a XXXVIIIª. Exposição Geral de Belas Artes – o Salão de 31 –, a primeira aberta à arte moderna, na qual o pintor Cândido Portinari tomou parte, o que o levou a conhecer o futuro mentor, Mário de Andrade. No mesmo ano realizou-se também o 2º. Salão de Humoristas, no hall do Hotel Trianon, e o 1º. Salão Feminino de Arte, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Belas Artes e da Associação dos Artistas Brasileiros, na Escola Nacional de Belas Artes (VIEIRA, 1984: 25).

https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4101
PDF

Referências

CARVALHO, Flávio de. Experiência n. 2: realizada sobre uma procissão de Corpus Christi. São Paulo: Irmãos Ferraz, 1931.

CARVALHO, Flávio de. Os ossos do mundo. São Paulo: Editora Antiqua, 2005.

CARVALHO, Flávio de. “A pintura do som e a música do espaço”. In: Revista Clima, n. 5, São Paulo, 1941, 28-42.

DAHER, Luiz Carlos. Flávio de Carvalho e a volúpia da forma. São Paulo: MWM-IFK, 1984.

LEITE, Rui Moreira. Flávio de Carvalho: o artista total. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.

LEITE, Rui Moreira. Flávio de Carvalho (Catálogo). São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 2010.

SANGIRARDI JÚNIOR. Flávio de Carvalho: o revolucionário romântico. Rio de Janeiro: Philobiblion, 1985.

TÉO, Marcelo. “Flávio de Carvalho e a febre do corpo”. In: Atas do VI Encontro de História da Arte da UNICAMP. Campinas: UNICAMP, 2010.

TOLEDO, J. Flávio de Carvalho: o comedor de emoções. São Paulo; Campinas: Brasiliense; Editora da UNICAMP, 1994.

VIEIRA, Lúcia Gouvêa. Salão de 1931: marco da revelação da arte moderna em nível nacional. Rio de Janeiro: FUNARTE; Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1984.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Marcelo Téo

Downloads

Não há dados estatísticos.