Resumo
Linda Nochlin inicia o artigo Why Have There Been No Great Women Artists? (1971) analisando os problemas e armadilhas da tentativa de se responder à pergunta que o intitula. Segundo a autora, trata-se de um questionamento de natureza falsa, que leva à presunção automática de que realmente não houve grandes mulheres artistas, aludindo, conseqüentemente, à idéia de que essas são incapazes de atingir a grandiosidade. Esse é um dos principais pontos de contínua incisão do texto: a desnaturalização da atribuição da condição da mulher ao sexo biológico. Alusões diretas ao útero, em fragmentos que trabalham jocosamente a crueza biológica, são recorrentes, evidenciando a preocupação de Nochlin de revogar o argumento centrado na biologia, em prol de uma análise social da condição da mulher.
Referências
MAYAYO, Patricia. Historias de Mujeres, Historias del Arte. Madrid. Ediciones Cátedra, 2007.
POLLOCK, Griselda. Vision and Difference. New York. Routledge, 1988.
POLLOCK, Griselda. Differencing the Canon: Feminist Desire and the Writing of Art Historie., New York. Routledge, 1999
POLLOCK, Griselda. Encuentros en el Museu Feminista Virtual. Madrid. Ediciones Cátedra, 2010
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Copyright (c) 2011 Lina Alves Arruda