Resumo
Motivados pela necessidade de estabelecer novos critérios de avaliação da atividade artística muitos artistas da vanguarda russa buscaram durante as primeiras décadas do século 20 uma fundamentação teórica das artes com base em fundamentos científicos.
Referências
CHIPP, Herschel B., Teorias da Arte Moderna, São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CONIO, Gérard. (trad. e pref.), Le Constructivisme Russe, 2 vol., Lausanne: l’Âge d’Homme, 1987.
DOUGLAS, Charlotte, “Evolution and the Biological Metaphor in Modern Russian Art”. Art Journal, vol. 44, n° 2, Art and Science: Part I, Life Sciences, 1984, pp. 153-161. Disponível em: http://links.jstor.org/sici?sici=0004-3249%28198422%2944%3A2%3C153%3AEATB MI%3E2.0.CO%3B2-6 Acesso em: 06 jul. 2007.
LODDER, Christina, El Constructivismo ruso, Madrid: Alianza Editorial, 1988.
LODDER, Christina, Les Arts de la Representation – Quatorze articles traduits de l’ukrainien et annotés par Jen-Claude et Valentine Marcadé, suivi de Jen-Claude Marcadé: Nouveaux aspects de la recherche Malévitchienne, Lausanne: L’Âge d’Homme, 1994.
LOOPER, Matthew G., “The Pathology of Painting: Tuberculosis as a Metaphor in the Art Theory of Kazimir Malevich”. The Johns Hopkins University Press and the Society for Literature and Science, 1995. Disponível em: http://muse.jhu.edu/journals/configurations/v00 3/3.1looper.html. Acesso em: 06 jul. 2007.
MALÉVITCH, K. S., Écrits - préséntés par Andrei Nakov, Paris: Édition Gerárd Lebovici, 1986.
MALÉVITCH, K. S., La Lumière et la Couleur, Lausanne: L’Âge d’Homme, 1981.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2011 Angela Nucci