Retorno à pintura-pintura
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Palavras-chave

Antônio Bento
Pintura-pintura
Crítica da arte
Abstração

Como Citar

FRANÇA, Ana Paula. Retorno à pintura-pintura: abstração informal e o discurso crítico de Antônio Bento. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 7, p. 58–64, 2011. DOI: 10.20396/eha.7.2011.4065. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4065. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

A abordagem do termo pintura-pintura está atrelada ao debate crítico que marcou as colunas especializadas de periódicos brasileiros no final da década de 1950. Ele foi cunhado pelo crítico de arte Antônio Bento (1902-1988) 1 com a intenção de caracterizar a abstração informal, exaltando sua proeminência diante da arte concreta. O debate, portanto, delineou-se a partir das tendências abstratas desenvolvidas no país, após a segunda guerra mundial e, especialmente, após as primeiras edições das bienais de São Paulo. As discussões tinham como mote principal a defesa de um ponto de vista excludente e, nesse contexto, aos críticos de arte cabia, inclusive, apontar ao público leitor a contribuição mais autêntica dentro do quadro da arte abstrata no Brasil.

https://doi.org/10.20396/eha.7.2011.4065
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Referências

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SILVA, Ana Paula França Carneiro da. A arte informal e os limites do discurso crítico moderno em Antônio Bento e Mário Pedrosa. Dissertação para obtenção do título de Mestre em Artes Visuais com ênfase em História e Crítica da Arte do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2007.

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