O suprematismo no contexto da revolução cultural bolchevique
PDF

Palavras-chave

Comunismo
Suprematismo
Revolução cultural Bolchevique

Como Citar

GRECO , Patrícia Danza. O suprematismo no contexto da revolução cultural bolchevique. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 3, p. 290–298, 2007. DOI: 10.20396/eha.3.2007.3712. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3712. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

O período de 1917 a 22 caracteriza-se por uma verdadeira convulsão no aparato cultural da Rússia. Em primeiro lugar, o comprometimento da revolução com a alfabetização do povo soviético era evidente, principalmente após a assinatura do decreto Sobre a Mobilização, em 1918, que instituía que todos os cidadãos deveriam aprender a ler e a escrever.

https://doi.org/10.20396/eha.3.2007.3712
PDF

Referências

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. 709 p.

BOLAÑOS, María. La Memoria del Mundo; cien años de museología 1900-2000. Asturias: Ediciones Trea, 2002. 395 p.

CANTELE, Bruna Renata. Os Pilares da Educação Coletiva de Makarenko. Disponível em <http://eaprender.ig.com.br/ensinar.asp?RegSel=137&Pagina=5#materia>.

COCCHIARALE, Fernando & GEIGER, Anna Bella. Abstracionismo Geométrico e Informal; a vanguarda brasileira nos anos 50. Rio de Janeiro: Funarte / Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1987. p. 11-23.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DRUTT, Mathew (ed.). Kazimir Malevich: suprematism. New York: The Solomon R. Guggenheim Foundation, 2003.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Entre Cenografias; o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo: Edusp, 2004.

GOODING, Mel. Arte Abstrata. São Paulo: Cosac & Naify, 2002. 96 p.

HILTON, Alison. Malevich’s Teaching Charts. In: Kasimir Malevich: 1878-1935. Los Angeles: The Armand Hammer Museum of Art and Cultural Center, 1991. Catálogo de Exposição.

LE 20EME SIECLE: L’ESPACE SYMBOLIQUE. La Problematique du Musée. Disponível em <http://mapage.noos.fr/malevich/these002c.html>.

LOPES, João. A Evolução da Política Cultural dos Bolcheviques e a Pintura na União Soviética: Da Liberdade ao Monolitismo do Realismo Socialista [1917-1934]. Disponível em <http://www.pstu.org.br/cont/arte_evolu_cult_bolch.rtf>.

MALEVICH, Kasimir. The Non-Objective World; the manifesto of suprematism. New York, Dover Publications, 2003.

MIRANDA, Orlando (org.). Programa da Revolução Internacional e Programa do Socialismo em um Só País. In: Trotski. São Paulo: Ed. Ática, 1981. p. 198-206. (Coleção Grandes Cientistas Sociais).

RAKITIN, V. El Lissitzky: 1890-1941. Tradução Pitanga do Amparo. Disponível em <http://worldwhitewall.com/ellissitsky1890-1941.htm>.

SCHARF, Aaron. Suprematismo. In: Conceitos da Arte Moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. p. 100-2.

WILLETT, John. A Torre de Tatlin. In: HOBSBAWM, Eric (org.). História do Marxismo; o marxismo na época da Terceira Internacional: problemas da cultura e da ideologia. São Paulo: Paz e Terra, 1987. v. 9.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Patrícia Danza Greco

Downloads

Não há dados estatísticos.