Resumo
A arte de vanguarda do início do século XX está vinculada a lutas e confrontos que são tanto estéticos quanto sociais e políticos. Desse modo, a formação dos novos artistas passou a ser um importante modo de ampliação dos diversos “ismos”, em parte porque as academias de arte tradicionais não estavam mais conseguindo suprir as novas demandas e buscavam, ao mesmo tempo, preservar estruturas que não respondiam mais aos anseios buscados pela arte moderna.
Referências
ADORNO, Theodor Wisengrund. Teoria Estética. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
ARVATOV, Boris. Arte y Producción. Madrid: Alberto Corazón Editor, 1973.
BOJKO, Szymon. Vkhutemas. in BARRON, Stephanie; TUCHMAN, Maurice. The Avant-garde in Russia, 1910-1930. New Perspectives. Cambridge (USA) / London: MIT Press, 1980, p. 78-83.
BOWLT, John E. (ed.). Russian Art of the Avant-Garde: Theory and Criticism. New York: Thames and Hudson, 1988.
FITZPATRICK, Sheila. The Commissariat of Enlightenment. Soviet Organization of Education and the Arts under Lunacharsky. Cambridge (USA): Cambridge University Press, 1970.
GUINZBOURG, Moisei. Le Style et L’Époque. Problèmes de L’Architecture Moderne. Liège/Bruxelles: Pierre Mardaga Éditeur, 1982.
JAMAIKINA, Elena. Vchutemas: Per Una Grammatica Visiva. Casabella, Milano, ano 42, n. 435, p. 52-55, apr. 1978.
KHAN-MAGOMEDOV, Selim. VHUTEMAS. Moscou, 1920-1930. Paris: Editions du Regard, 1990. 2v.
KOPP, Anatole. Quando o Moderno Não Era um Estilo e Sim uma Causa. São Paulo: Nobel / EDUSP, 1990.
LODDER, Christina. Russian Constructivism. New Haven: Yale University Press, 1987.
RISEBERO, Bill. La Arquitectura y el Diseño modernos: Una Historia Alternativa. Madrid: Hermann Blume, 1987.
TARABUKIN, Nikolai. El Último Quadro: Del Caballete a la Máquina / Por Una Teoría de la Pintura. Barcelona: Gustavo Gili, 1977.
ZADOVA, Larissa. Un Contributo alla Storia del Vchutemas. Casabella, Milano, ano 42, n. 435, p. 46-51, apr. 1978.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2005 Jair Diniz Miguel