Michelangelo furioso
Organizadores: Alexander Gaiotto Miyoshi, Camila Carneiro Dazzi, Renata Gomes Cardoso. OBS: Em sua edição impressa, as Atas do I EHA foram divididas em três volumes.
PDF

Palavras-chave

Michelangelo
Jacob Burckhardt
Heinrich Wölfflin

Como Citar

FERNANDES, Cássio da Silva. Michelangelo furioso : Jacob Burckhardt e o lugar da figura humana na obra de Michelangelo. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 1, p. 267–274, 2005. DOI: 10.20396/eha.1.2005.3570. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3570. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Entre junho de 1894 e março de 1895, o historiador suíço, Jacob Burckhardt, elabora o texto que posteriormente, em 1934, Heinrich Wölfflin editaria com o título Randglossen zur Skulptur der Renaissance (Anotações marginais sobre a escultura do Renascimento).

https://doi.org/10.20396/eha.1.2005.3570
PDF

Referências

BURCKHARDT, Jacob. Michelangelo Furioso. (A cura di Maurizio Ghelardi.) In: Belfagor, anno XLVI, n.6 - 30 novembre 1991, pp. 605-623.

BURCKHARDT, Jacob. Einleitung zur Geschichte der Revolutionszeitalters. In: Studi Storici. Anno 38, n. 1, gennaio-marzo 1997.

BURCKHARDT, Jacob. Die Anfänge der neuern Porträtmalerei. In: BURCKHARDT, J. Vorträge (1844-1887). Basel: Benno Schwabe e Co., 1918, pp. 266-281.

BURCKHARDT, Jacob. Der Cicerone. Band 2. In: BURCKHARDT, J. Gesammelte Werke. Band 10. Basel/Stuttgart: Schwabe & Co., 1978, p. 155.

BURCKHARDT, Jacob. Die Kultur der Renaisssance in Italien. In: Gesammelte Werke, Band III, Basel/Stuttgart: Schwabe, p. 227.

CAMESASCA, Ettore. Narciso disperato. Publicado como prefácio a CELLINI, B. Vita. Op. cit., p. 25

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2005 Cássio da Silva Fernandes

Downloads

Não há dados estatísticos.