Resumo
A propaganda em Roma estava intimamente ligada às cunhagens monetárias. As moedas não apenas são instrumentos importantes para estabelecer a datação dos documentos que chegaram até nós sem seu contexto original, como são de grande valia na compreensão dessas mensagens simbólicas descritas no corpo da moeda. Com freqüência, o tipo monetário de reverso (conhecido por nós como coroa) mostra determinada estátua, representando uma divindade (Virtude, Júpiter, Hércules, a própria cidade de Roma, a VRBS...), uma construção (campo militar, portões de uma fortaleza), o exército (dois legionários montando guarda), cenas de batalha (imperador derrotando seus inimigos), casamentos, uniões dinásticas, tentativa de legitimar um determinado poder. Podendo vir acompanhado de legendas que podem identificar, ou não, a imagem.Referências
CASSIRE, E. Antropologia Filosófica. Ensaio sobre o Homem. São Paulo: Mestre Jou, 1977.
CAYON, Juan. Compendio de las Monedas Del Império Romano. V.2. Madrid: Imprenta Fareso, 1985.
CORVISIER, Jean-Nicolas. Sources et Methodes em Histoire Ancienne. Pr. Edition. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.
DEPEYROT, G. Economie et Numismatique (284-491). Paris: Errance, 1987.
FLOR, Fernando R. de La. Emblemas Lectures de La Imagem Simbólica. Madrid: Alianza Editorial, 1995.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Grécia e Roma. Vida Pública e vida privada. Cultura,pensamento e mitologia. Amor e sexualidade. 2ª.ed. São Paulo: Contexto, 2000.
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Roma Vida Pública e Vida Privada. 4ª.ed. São Paulo: Atual, 1993.
HUNT, Lynn. A Nova História Cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
ROLDÁN HERVÁS, J. M. Introducción a la Historia Antigua. Madrid: Ediciones Istmo, 1975.
ZUNKER, Paul. Augusto y el Poder de las Imágenes. Madrid: Alianza Editorial, 1992.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2005 Cláudio Umpierre Carlan