Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
BOIS, Yve-Alain; BUCHLOH, Benjamin; FOSTER, Hal; KRAUSS, Rosalind. Art Since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism. New York: Thames and Hudson, 2004.
CHONG, Doryun (ed.). Tokyo 1955 - 1970: a new avant-garde. New York: The Museum of Modern Art, 2013.
CHONG, Doryun; HAYASHI, Michio; KAJIYA, Kenji; SUMITOMO, Fumihiko (ed.). From Postwar to Postmodern: Art in Japan 1945 - 1989. Primary Documents. New York: The Museum of Modern Art, 2012.
COCHIARALE, Fernando; GEIGER, Anna Bella (org.). Abstracionismo geométrico e informal: a vanguarda brasileira nos anos
cinquenta. Rio de Janeiro: FUNARTE, Instituto Nacional de Artes Plásticas, 1987.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. Mário Pedrosa, Ferreira Gullar e a abstração informal no Brasil. In: Novos Estudos. São Paulo: Cebrap, 2000.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. Por uma vanguarda nacional: a crítica brasileira em busca de uma identidade artística (1940-1960). Campinas, SP: Ed Unicamp, 2004.
ERBER, Pedro. After The Politics of Abstraction: Avant-Garde Art and Criticism in Japan. Tese (doutorado em Literatura Japonesa). Cornell University, CORNELL, Estados Unidos, 2009.
ERBER, Pedro. Políticas da abstração: pintura e crítica no Brasil e Japão, anos 1950. Poiésis. Publicação do Programa de
Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense – n.14 (2009). – Niterói: PPGCA, 2009.
KEE, Joan. Situating a singular kind of 'action': early Gutai painting, 1954-1957. In: Oxford Art Journal, vol. 26. Oxford: Oxford University Press, 2003.
KUNIMOTO, Namiko. Shiraga Kazuo: the hero and concrete violence. In: Art History, vol, 36. Londer: Association of Art Historians, 2012.
MUNROE, Alexandra; TIAMPO, Ming. Gutai, Splendid Playground. New York: The Solomon Guggenheim Museum, 2013.
PEDROSA, Mário; ARANTES, Otília (org). Modernidade cá e lá: Textos escolhidos IV. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 2000.
PEDROSA, Mário; ARANTES, Otília (org). Política das artes. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
PEDROSA, Mário; ARANTES, Otília (org). Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Editora Perspectiva, 2007.
SHOICHI, Hirai. The Action Painting of Kazuo Shiraga. In: Kazuo Shiraga: Painting Born out of Fighting. Azumino: Azumino Municipal Museum of Modern Art, 2009.
TIAMPO, Ming. Create what has never been done before! In: Third Text, vol. 21. 2007.
TOMII, Reiko. “International Contemporaneity” in the 1960s: Discoursing on Art in Japan and Beyond. In: Japan Review. New York: vol. 21, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte