Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
AMARAL, Aracy. Bienais ou da impossibilidade de reter o tempo In: FARIAS, Agnaldo (org.) 50 anos de Bienal - São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.
AMARAL, Aracy. Arte e meio artístico (1961-1981): entre a feijoada e o x-burguer. São Paulo: Nobel, 1981.
AMARAL, Aracy. Do MAM ao MAC: a história de uma coleção (1988) In: Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005) – Vol 3: Bienais e artistas contemporâneos no Brasil – São Paulo: Ed.34, 2006.
ARANTES, Priscila. Re/Escrituras da Arte Contemporanea: historia, arquivo e midia.Porto Alegre:Ed.Sulinas,2014.
BECKER, Howard Saul. Art Worlds. Londres, Inglaterra :University of California Press, Ltd., 1982.
BARDONNÉCHE, Dominique. Espécies de espaços. In: Arte no século XXI: a humanização das tecnologias. DOMINGUES, Diana (org.). São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997 p.200.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. As Primeiras Bienais de São Paulo e seu impacto na América Latina. 22 o ANPAP- Ecossistimas Estéticos, 2013. PEREIRA, Verena Carla. A Bienal de São Paulo e a Globalização da Arte Moderna. IX EHA- Encontro de História da Arte. Unicamp – 2013.
HEINICH, Nathalie. Práticas da arte contemporânea: uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico. Sociol. Antropol. [online]. 2014, vol.4, n.2, pp.373-390. ISSN 2236-7527. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752014v424.
RESTANY, Pierre. Livre blanc – objet blanc, [Edition française et italienne. Réédition finlandaise Helsinki: Werner Söderström Osakeyhtiö, 1970, 99 p.]. Ed. Apollinaire – Milão, 1969.
SODRÉ, Muniz (2002). Corpo Bios Midiático, in: GASPARETTO, Debora. O curto-circuito da arte digital no Brasil 2014.
FRAGOSO, Maria (2003). In:GASPARETTO, “O curto circuito da arte digital no Brasil”, 2016. Idem, p.25.
REIS, Paulo R. “Exposições de Arte – Vanguarda e Política entre os anos 1965 e 1967” Tese de doutorado. p. 31. 2005.
SCHROEDER, Caroline Saut. Pierre Restany: A passagem para a “anticarreira”. VII- Encontro de Historia da Arte – UNICAMP, 2011
Shanken, Edward A.“The House That Jack Built: Jack Burnham’s Concept of Software as a Metaphor for Art.” Leonardo Electronic Almanac: 156–160, 1999.
Shanken, Edward A.“Art in the Information Age: Technology and Conceptual Art.” In SIGGRAPH 2001 Electronic Art and Animation. New York: ACM SIGGRAPH,2002.
Shanken, Edward A. “Historicizing Art and Technology: Forging a Method, Firing a Canon.” In Media Art Histories, edited by Oliver Grau, 43–70. Cambridge, MA: The MIT Press,2007.
Shanken, Edward A. “Reprogramming Systems Aesthetics: A Strategic Historiography.” In Proceedings of the Digital Arts and Culture Conference 2009, PENNY, Simon(org.). Berkeley: University of California Press, 2009.
ZAGO, Renata Cristina de Oliveira Maia. Sobre Bienais: A Bienal internacional de São Paulo de 1969 e a Bienal Nacional de São Paulo de 1970. Artigo publicado na ANPAP: 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte