Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
AVELAR, Ana Cândida. Controversies of a Juror: Alfred Barr Jr at the 4th São Paulo Bienal. Third Text, 26. 2012.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo: Vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. São Paulo: Cosac & Naify. 1999.
DOSSIN, Catherine. The Rise and Fall of American Art, 1940’s – 1980’s: A geopolitics of Western Art Worlds. Burlington: Ashgate. 2015.
GUILBAULT, How New York Stole the Idea of Modern Art: abstract Expressionism, freedom, and the Cold War. Chicago: University of Chicago Press, 1985
PEDROSA, Mário. “Atualidade do abstracionismo”. In: ARANTES, Otília. (Org.). Mário Pedrosa: Modernidade cá e lá. São Paulo: EDUSP. 2000 [1951]
PEDROSA, Mário. “Arte – Japão & Ocidente” in: ARANTES, Otília (org.). Mário Pedrosa: modernidade cá e lá. São Paulo: EDUSP. 2000 [1958].
PEDROSA, Mário. “Grupo Frente” in: ARANTES, Otília. Mário Pedrosa: acadêmicos e modernos. São Paulo: EDUSP.2004 [1955].
Pedrosa, Mário. “Pintura Brasileira e Gosto Internacional”. In: ARANTES, Otília. Mário Pedrosa: Acadêmicos e Modernos. São Paulo: EDUSP. 2004 [1957]. P. 281.
Pedrosa, Mario. “Da abstração à auto expressão”. In: Mammì. L. (org.). Mário Pedrosa. São Paulo: Cosac & Naify. 2015 [1959].
ROSA, Marcos Magalhães. O Espelho de Volpi: o artista, a crítica e São Paulo nos anos 1940 e 1950. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – UNICAMP. 2015.
ROSA, Marcos Magalhães. A Tale of Masters and Islands: Volpi claimed by Mário Pedrosa. Sociologia e Antropologia v.8. 2018.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte