Resumo
Comunicação apresentada no XIV Encontro de História da Arte, em 2019.
Referências
ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana. Marcel Gautherot na revista Módulo – ensaios fotográficos, imagens do Brasil: da cultura material e imaterial à arquitetura. In: Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.22. n.1. p. 11-79. jan.- jun. 2014. pp. 11-79.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.
CAPELATO, Maria Helena Rolim. Multidões em cena – propaganda política no varguismo e no peronismo. São Paulo, Editora Unesp, 2ed., 2009.
CAPELLO, Maria Beatriz Camargo. A revista brasília na construção da Nova Capital: Brasília (1957-1962). In: RISCO – Revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo. EESC-USP, 2010, pp. 43-57.
CAPELLO, Maria Beatriz Camargo; BAUER, Susanne. A imagem moderna como produtora e produto da arquitetura moderna: as imagens fotográficas de Mário Fontenelle e Marcel Gautherot na construção da nova capital do Brasil nas revistas “brasília” e “Módulo”.In: 11o SEMINÁRIO NACIONAL DO DOCOMOMO BRASIL. Anais. Recife: DOCOMOM_ BR, 2016, p. 1-12.
COSTA, Helouise. "Palco de uma história desejada: o retrato do Brasil por Jean Manzon". In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 27, 1998. p. l38.
Horizonte em Brasília. Imoreirasalles. Youtube. 3min23s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kY-1D80HNdk0> Acesso último em 20 dez. 2019.
HOSTON, James. A cidade modernista: uma crítica de Brasília e sua utopia. Trad. Marcelo Coelho, 2a edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
LIMA, Nísia Trindade; VIEIRA, Tamara Rangel. “Brasilia: uma ciudad modernista en él sertón”. In: GORELIK, Adrían & PEIXOTO, Fernanda Arêas (Orgs.). Ciudades sudamericanas como arenas culturales - artes y médios, barrios de elite y villas miséria, intelectuales y urbanistas: como ciudad y cultura se activan mutuamente. Buenos Aires: Siglo Ventiuno Editores – 1a ed, 2016. pp. 248-163.
MAUAD, Ana Maria. Sobre as imagens na História, um balanço de conceitos e perspectivas. In: Revista Maracanan. vol. 12, n.14, p. 33-48, jan/jun 2016. pp. 33-48.
MEDEIROS, Maria Beatriz Feijó. A revista brasília e a mitificação da nova capital Como a revista ajudou na construção da imagem de “Capital da Esperança”. Monografia (trabalho de conclusão do curso de publicidade e propaganda) – UniCeub. Brasília, 2012.
MOREIRA, Vânia Maria Losada. Os anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural. In: FERREIRA, J. & DELGADO, L. O Brasil republicano – O Tempo da experiência democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2003. pp. 155-194.
MUNTEAL, Oswald; GRANDI, Larissa. A imprensa na História do Brasil: fotojornalismo no século XX. Rio de Janeiro: Ed. PUC - Rio, 2005.
RABELO, Raísa. Historiografia e fotografia: O caso de Mário Fontenelle na construção de Brasília. Trabalho de conclusão de curso apresentada no Departamento de História do Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília para a obtenção do grau de licenciada em História. Brasília, 2015.
SANTOS, Milton. Brasília, a nova capital brasileira. In: RISCO – Revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo. EESC-USP, 2010, pp. 73-79.
SCHWARCZ, Lilia M. “Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e os belos naturais”. Sociologia & antropologia. Rio de janeiro, v.04.02: 391 – 431, outubro, 2014. pp. 391-431.
VIDESOTT, Luisa. Informações, representações e discursos acerca das arquitetura-ícones de Brasília: o caso da revista Brasília. In: RISCO – Revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo. EESC-USP, 2010, pp. 32-42.
VIDESOTT, Luisa. “Cidade Nova-Síntese das artes”: interlocuções entre a fotografia moderna e de vanguarda. In: RISCO – Revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo. EESC-USP, São Carlos, 2016, pp. 1-16.
VIDESOTT, Luisa. Os candangos. In: RISCO – Revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo. EESC-USP, 2008, pp. 21-38.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte