Figuras proféticas na Florença do Quattrocento
Capa por: Érica Burini, a partir de Francesco del Cosso, Santa Lucia, 1472.  Organizadores: Aline Ferreira Gomes, Carolina Vieira Filippini Curi, Érica Boccardo Burini, Fanny Tamisa Lopes, João Victor Rossetti Brancato, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Gabrielle Nascimento Batista, Henrique Grimaldi Figueredo, Sarah Dume.
PDF

Palavras-chave

Pintura florentina
Iconografia
Quattrocento

Como Citar

VERMEERSCH, Paula Ferreira. Figuras proféticas na Florença do Quattrocento. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 50–55, 2019. DOI: 10.20396/eha.vi14.3170. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3170. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Nos grandes ciclos de afrescos florentinos do fim do Quattrocento, como os de Domenico Ghirlandaio (1449-1494) na Igreja de Santa Maria Novella, além das belas ninfas estudadas por Aby Warburg (1866-1929), aparecem profetas, patriarcas do Antigo Testamento, figuras de longas barbas e mantos bizantinos. O presente artigo deseja tratar dessas figuras, que ‘viajam’ com os pintores florentinos para Roma e suas realizações na Capela Sistina- é o caso das Histórias de Moisés de Sandro Botticelli (1445-1510), datadas de circa 1481. A permanência de certas soluções formais é um dos enigmas que se busca tratar, bem como a revisão de parte da historiografia.

https://doi.org/10.20396/eha.vi14.3170
PDF

Referências

BAZIN, Germain. O Aleijadinho e a escultura barroca no Brasil. Rio de Janeiro e São Paulo, 1971.

BELTING, Hans. Florencia y Bagdad. Una historia de la mirada entre Oriente y Occidente. Madrid: Akal, s/d.

GINZBURG, Carlo. Investigando Piero. São Paulo: Cosac & Naify, 2010.

PÄCHT, Otto. “Design Principles of Fifteenth-Century Northern Paiting”, in WOOD, Christopher S. ( ed.). The Vienna School Reader. New York: Zone Books, 2000.

PANOFSKY, Erwin. Early Netherlandish Painting. New York: Icon Editions, 1971. VASARI, Giorgio. Le vite de' più eccellenti pittori, scultori e architettori. Disponível em vasari.sns.it e https://www.memofonte.it

VERMEERSCH, Paula. Considerações sobre os desenhos de Sandro Botticelli para a Divina Comédia. Tese de doutorado, IEL/Unicamp, 2007.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Encontro de História da Arte

Downloads

Não há dados estatísticos.