O eu refletido
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
PDF

Palavras-chave

Romaine Brooks
Retrato
Androginia
Autorretrato
Artista estadunidense

Como Citar

MONTEIRO, Eponina Castor de Mello. O eu refletido: a androginia feminina na obra de Romaine Brooks. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 393–405, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4712. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4712. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

No presente artigo, iremos abordar os retratos da pintora estadunidense Romaine Brooks, para que possamos compreender como as composições escolhidas pela artista se articulam entre si e com a vida da artista. Aqui, abordaremos a ideia de uma possível construção de si através do outro e o olhar para o outro através do próprio eu da artista e de como a retratação parece ser um estilo de nuances e camadas que nos permite um vislumbre da persona do artista. Analisaremos as cores, tão caracteristicas, escolhidas por Brooks; as mulheres que recorrentemente aparecem em suas obras e/ou vida; os adereços que constituem a obra que muitos consideram como indumentárias tipicamente masculinas.  

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4712
PDF

Referências

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a Modernidade. São Paulo: Paz e Terra. 1996.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo: a experiência viva. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo: fatos e mitos. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

BONADIO, Maria Claudia. Moda: Costurando Mulher e Espaço Público: estudo sobre a sociabilidade feminina na cidade de São Paulo 1913-1929. 2000. 186 f. Tese (Doutorado) - Curso de História, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

BRANCATO, João Victor Rossetti. “Imagens de atelier na crítica de arte de Adalberto Mattos”. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 221–237, 2019. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663038. Acesso em: 23 nov. 2021.

BRANCATO, João Victor Rossetti. “Almeida Júnior, jamais caipira”. In: Atas do XII Encontro de História da Arte. Campinas: IFCH/Unicamp, 2017. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/eha/atas/2017/Joao%20Victor%20Rossetti%20Brancato.pdf . Acesso em: 23 nov. 2021.

BROOKS, Romaine. No pleasant memories: Romaine Brooks papers. 1910-1973. Washington: Archives of American Art, Smithsonian Institution. Disponível em: https://www.aaa.si.edu/collections/romaine-brooks-papers-6290/series-4/box-3-folder-11.

BROOKS, Romaine. The Toll of Friendship - Selections from the Memoirs of Romaine Brooks. Introduction by Timothy Young. The Yale Review .Volume 103, Issue 4, October 2015.

BUTLER, Judith. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

BUTLER, Judith. Imitation and Gender Insubordination. In: FUSS, Diana. Inside/Out: Lesbian Theories, Gay Theories. London: Routledge, 1991

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: feminismo e subversão da identidade. 19. ed. Rio de Janeiro: Cvilização Brasileira, 2020.

CAVALCANTI, Ana Maria Tavares; PITTA, Fernanda (Org.). DOSSIÊ: O artista em representação: imagens de artistas através da História da Arte: the artist in representation: images of artists through the history of art. Modos. Revista de História da Arte, publicação eletrônica do Programa de Pós- graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas. –v.3, n.2(2019) –Campinas: PPGAV-Unicamp, mai. 2019. Quadrimestral. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/issue/view/1762. Acesso em: 03 mar. de 2022.

CHADWICK, Whitney. Women, Art, and Society. 5. ed. New York: Thames&hudson World Of Art, 2

CHADWICK, Whitney. Amazons in the Drawing Room - The Art of Romaine Brooks. Catálogo de exposição. Berkeley: University of California Press; National Museum of Women in the Arts, Washington, DC, 2000.

CHIARELLI, Tadeu. Os autorretratos de Tarsila, parte I: a espanhola. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/opiniao/conversa-de-barr/autorretratos-tarsila/. Acesso em: 03 jan. 2022.

CHIARELLI, Tadeu. Os autorretratos de Tarsila, parte II: a imagem “Achiropita”. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/opiniao/conversa-de-barr/os-autorretratos-de-tarsila-parte-ii-a-imagem- achiropita/. Acesso em: 03 jan. de 2022.

CHIARELLI, Tadeu. Os autorretratos de Tarsila, parte III: as várias ressignificações de uma imagem de matriz fotográfica. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/opiniao/os-autorretratos-de-tarsila-parte-3/. Acesso em: 04 jan. 2022.

FALCÃO, Janaína, HARTMANN, Luciana. O Auto-Retrato Como Estratégia Narrativa. In: 18o17° Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Panorama da Pesquisa em Artes Visuais – 19 a 23 de agosto de 2008 – Florianópolis. Anais. p. 1768 – 1779. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2008/artigos/160.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.

FALCÃO, Janaína. Estratégias Narrativas: O Auto-Retrato E A Fotografia Encenada Na Construção De Uma Poética Visual. 2008. 10 f. Artigo derivado de pesquisas da dissertação (Mestrado) - Curso

de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais Mestrado em Artes Visuais

Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.

Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/778/o/2008.GT2_Janaina_Falcao_E_Luciana_Hartmann.pdf. Acesso em: 01 mar. 2022.

FOUCAULT, Michel. Isto não é um cachimbo. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade: a vontade de saber. 13. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1999.

FREUD, Sigmund. Amor, Sexualidade, Feminilidade: obras incompletas. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018

LANGER, Cassandra. Romaine Brooks. A Life. Wisconsin: The University of Wisconsin Press. 2015.

MULVEY, Laura. "Visual Pleasure and Narrative Cinema." Screen, v. 16, n. 3, p. 6-27, Autumn 1975.

NOCHLIN, Linda. The Body in Pieces: The Fragment as a Metaphor of Modernity. New York: Thames And Hudson. 1994.

PESSOA, Helena Gomes dos Reis. Auto - Retrato - o espelho, as coisas. 2006. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) - Escola de Comunicações e Artes, University of São Paulo, São Paulo, 2006. doi:10.11606/D.27.2006.tde-03062009-120522. Acesso em: 02 mar. 2022.

SMITHSONIAN AMERICAN ART MUSEUM. Romaine Brooks. Disponível em: https://americanart.si.edu/artist/romaine-brooks-599. Acesso em: 01 mar. 2022.

WEST, Shearer. Portraiture. 1ª edição. Oxford: Oxford University Press. 2004.

ZIMMERMAN, Bonnie. Lesbian histories and cultures: an encyclopedia. New York: Garland Pub, 2000.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Eponina Castor de Mello Monteiro

Downloads

Não há dados estatísticos.