O processo de legitimação das produções artísticas no Juquery
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Osório Cesar
MAOC
Juquery

Como Citar

RODRIGUES, Elielton Ribeiro. O processo de legitimação das produções artísticas no Juquery: de Osório Cesar ao Museu de Arte Osório Cesar (MAOC). Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 545–558, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4694. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4694. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Trata-se de uma investigação sobre o processo de legitimação das produções de artistas que estiveram como internos psiquiátricos no Complexo Hospitalar do Juquery a partir de um levantamento bibliográfico e histórico para analisar o processo de formação do acervo do Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), tendo como principal agente o médico e crítico de arte Osório Cesar que desde a década de 1920 empreendeu esforços para colecionar as criações artísticas, realizar estudos, divulgar as obras e os artistas por meio de artigos, livros e críticas de arte, organizar exposições e difundir as obras de artistas do Juquery em acervos de museus.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4694
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Referências

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