Arpilleras e as práticas artísticas contra-hegemônicas
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.
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Palavras-chave

Arpilleras
Contra-hegemonia
Movimento dos atingidos por barragens (MAB)

Como Citar

PEREIRA, Aline Alessandra Zimmer da Paz. Arpilleras e as práticas artísticas contra-hegemônicas. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 479–488, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4655. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4655. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo discute as arpilleras produzidas pelo MAB a partir dos conceitos de educação popular e de contra-hegemonia. Arpillera é um tipo de bordado, originado no Chile, feito a partir da juta e popularizado por Violeta Parra. Mais tarde, na ditadura, foi um meio de resistência, em que mulheres bordavam com retalhos das roupas dos entes desaparecidos. No Brasil, a técnica é retomada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para debater as contradições do modelo energético em vigor.

https://doi.org/10.20396/eha.15.2021.4655
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Referências

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