Entre pinceladas e construções
Capa por: Fanny Lopes, a partir de William Daniel, Self-Portrait, As Pedlar of Statues, 1850.  Organizadores: João Victor Batista, João Victor Rossetti Brancato, Ana Carolina Dias Florindo, Janaína da Silva Fonseca, Catherine Peggion Hergert, Letícia Asfora Falabella Leme, Fanny Tamisa Lopes, Fabriccio Miguel Novelli Duro, Fernando Pesce, Alysson Brenner Nogueira Pereira, Victoria Cristina Rozario Rodrigues.

Representações
Transformações

GOMES, Natália Cristina Aquino. Entre pinceladas e construções: um olhar para as transformações da cidade pelos traços de artistas brasileiros e portugueses em fins do século XIX e primeiras décadas do século XX. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 15, p. 275–284, 2021. DOI: 10.20396/eha.15.2021.4654. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/4654. Acesso em: 19 abr. 2024.

O interesse pela cidade e por suas arquiteturas motivou a produção de muitos artistas, assim como foi assunto presente nos escritos de personalidades que hoje são fontes para a memória e história destes locais. Em Portugal, percebemos similaridades com questões vivenciadas no Brasil, sobretudo, no Rio de Janeiro como a abertura de novas avenidas e a modernização da cidade. Neste texto, olharemos para a cidade, a fim de reconhecer suas mudanças, modernizações e problemáticas que marcaram essas modificações.

ANDRÉ, P. & ROSADO, C. (2017). A imagem fragmentária benjaminiana de Baudelaire aplicada a Lisboa de Ressano Garcia como similitude imaginária de Paris, capital do Século XIX. In: Territórios Metropolitanos Contemporâneos. (pp. 70-83). Lisboa: DINÂMIA'CET-IUL. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/12476.

AQUINO GOMES, Natália Cristina. “Homenagem ao Escultor em seu ateliê: Crítica e Defesa no retrato de Eduardo de Sá”. In: Trabalho de Artista: imagem e autoimagem (1826-1929). Curadoria Fernanda Pitta, cocuradoria de Ana Cavalcanti e de Laura Abreu; textos Alain Bonnet... [et al.]. (Org.). São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018, v. 1, pp. 219-237.

ARAUJO, Emanuel (Org.). João e Arthur Timotheo da Costa. Os dois irmãos pré-modernistas Brasileiros. Catálogo, São Paulo, Museu Afro Brasil, 2012.

BORDALO PINHEIRO, Rafael. O Antonio Maria, Lisboa, 28 de agosto de 1879, Avenida da Liberdade, p. 96.

D’ELBOUX, R. M. M. Manifestações neoclássicas no Vale do Paraíba: Lorena e as palmeiras-imperiais. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2008.

DE PAOLI, P. S. Entre Relíquias e Casas Velhas: A Arquitetura das Reformas Urbanas de Perreira Passos no Centro do Rop de Janeiro. Rio de Janeiro: Rio book’s 1a Edição, 2013.

FRANCA, J. D’Avila. Kosmos, Rio de Janeiro, anno I, n. 4, abril de 1904, Matto Grosso, p. 15.

HERKENHOFF, Paulo. “Rio de Janeiro: a paisagem da modernidade brasileira.” In: Sergio Fadel et al. 5 visões do Rio na Coleção Fadel. Rio de Janeiro, Edições Fadel, 2009, pp. 172-191.

LOBATO, Isabel. “Carlos Botelho: Um pintor de Lisboa”. In: Lisboa Revista Municipal. Ano XLV, 2.a série, n° 8/9/10, 2.°, 3.° e 4.° trimestres de 1984, número avulso, pp. 3-7. Disponível em: lisboa.pt/OBRAS/LisboaRevM/N8_9_10/N8_9_10_master/N8_9_10.pdf.

LOPES, António Teixeira. Ao correr da pena: memórias de uma vida. Vila Nova de Gaia: C.M.G, 1968.

O MALHO. Rio de Janeiro, anno IV, 27 de maio de 1905, n. 141, QUEM COM FERRO FERE..., p. 29.

O MALHO. Rio de Janeiro, anno V, 10 de novembro de 1906, n. 217, ILLUSÃO QUE PASSA, p. 10.

PINTO, Ana Lídia; MEIRELES, Fernanda; CAMBOTAS, Manuela Cernadas. História da arte ocidental e portuguesa, das origens ao final do século XX. [1ª ed.]. - Porto: Porto Editora, 2001.

SOUZA, Simone de Oliveira. Irmãos Timótheo da Costa: Estudo da Coleção do Museu Afro Brasil. Dissertação (mestrado em História da Arte) - Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas, Programa de Pós-Graduação em História da Arte, 2020.

TOMÉ, Aline Viana. Metamorfoseando, cidade e paisagem urbana na obra de Gustavo Dall’Ara. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil / organizador Márcio Ananias Ferreira Vilela. Recife: Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, 2019.

VALDEMAR, António. Chiado: o peso da memória. Lisboa: Edições Inapa, 1989.

VALLE, Arthur (Org.). Angyone Costa: Trechos de “A inquietação das abelhas”, 1927. 19&20, Rio de Janeiro, v. III, n. 1, jan. 2008. Publicação original dos excertos: COSTA, Angyone. A inquietação das abelhas – O que dizem nossos pintores, escultores, arquitetos e gravadores, sobre as artes plásticas no Brasil. Rio de Janeiro: Pimenta de Mello & Cia, 1927. Disponível em: http://www.dezenovevinte.net/artigos_imprensa/artigos_ac.htm.