“Fala, Professor(a)_”
Capa do Eixo 5, sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Aconselhamento em Saúde
Telecomunicações
Professor-aluno
Comunidade e Universidade

Categorias

Como Citar

SILVA, Amanda Caroliny Costa da et al. “Fala, Professor(a)_”: rede de suporte em saúde do estudante. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023014, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5166. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5166. Acesso em: 22 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A centralidade da relação professor-aluno na universidade e seus desdobramentos para a ciência e educação, são influenciadas pelas condições de saúde de ambos, constituindo-se potencialmente como fator de proteção. Assim, delineia-se um serviço na interface entre aspectos psicopedagógicos e da saúde. Objetivos: Oferecer suporte aos docentes em questões de saúde discente, favorecer a permanência e desenvolvimento acadêmico estudantil, fortalecer a rede de serviços em saúde universitária e promover ações em saúde com maior resolubilidade. Metodologia: Configura-se como uma assessoria facultativa, instrutiva e sigilosa prestado por uma equipe de saúde multiprofissional através da plataforma de telecomunicação em saúde da universidade. Após identificar as demandas apresentadas pelo professor, o profissional deve informar, orientar, e/ou encaminhar o caso, mantendo o acompanhamento até sua resolução. A partir dos dados coletados, criar-se-ão indicadores e propostas de prevenção/promoção de saúde e qualidade de vida da comunidade universitária. Resultados: O lançamento ocorreu no dia 28 de setembro de 2023, após uma live no canal oficial da universidade, com 341 visualizações até o momento. O serviço encontra-se em fase inicial e a comunidade de docentes tem buscado o atendimento discretamente. Espera-se um aumento da procura com o avançar de sua atuação. Conclusão: Trata-se de uma ação pioneira no Brasil, em fase de implementação, que provavelmente sofrerá alterações após sua consolidação. Todavia, espera-se ampliar a compreensão das necessidades de professores e estudantes no tocante a saúde de ambos, permitindo a longo prazo o planejamento de ações de prevenção/promoção em saúde na comunidade universitária mais eficazes.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5166
PDF

Referências

ANDIFES. Saúde Mental na Universidade: novo cenário, problema antigo. In: ANDIFES Debate de Saúde nas Universidades federais. Brasília. 2022.

ANDRADE, J. M.; GOMES, C. A. V.. SAÚDE E QUEIXA ESCOLAR: REGISTROS DE CONSERV(AÇÃO) NA CONDUTA DE PSICÓLOGOS. Psicologia em Estudo, v. 28, p. e53151, 2023.

BERTOLOTE, J. M. O suicídio e sua prevenção. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde integral de adolescentes e jovens : orientações para a organização de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007.

CRAWFORD, R.. Salutarismo e medicalização da vida cotidiana. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 100-121, jan./mar. 2019.

RODRIGUES, T. S.; SILVA, S. M. C. Medicalização, dislexia e TDAH no ensino superior: contribuições da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo. v. 26, e46549, 2021.

GOMES, C. A. V.. A relação sujeito-objeto e a unidade afetivo-cognitiva: contribuições para a psicologia e para a educação. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 1, p. 161–167, jan. 2014.

MARÔCO, J., ASSUNÇÃO, H., HARJU-LUUKKAINEN, H., LIN, S. W., SIT, P. S., CHEUNG, K. C., ... & CAMPOS, J. A. (2020). Predictors of academic efficacy and dropout intention in university students: Can engagement suppress burnout?. PLoS One, 15(10), e0239816.

OLIVEIRA, C. T. DE . et al.. Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional, v. 18, n. 2, p. 239–246, maio 2014.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Amanda Caroliny Costa da Silva, Ana Julia Basílio, Ana Silvia Sartori Barraviera Seabra Ferreira, André da Silva Zacharias, Fernanda Sotrate da Silva, Guilherme Teixeira, Jean Carlos Possidonio da Silva, Juliene de Cassia Leiva, Ludmila Cândida de Braga, Mariele Queiroz Pereira, Miriam Malacize Fantazia, Morgana Murcia, Samuel Thomaz da Silva, Sandra Fernandes de Freitas, Vinicius Martinucho Godeguezi, Thiago Soares (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.