Criação do Grupo Técnico “Saúde do Estudante”, pela Coordenadoria de Saúde da Unesp
Capa do Eixo 5, sobre Saúde e Qualidade de Vida
PDF

Palavras-chave

Saúde Integral
Estudantes
Universidade

Categorias

Como Citar

LEIVA, Juliene de Cassia; SILVA, Amanda Caroliny Costa da; PEREIRA , Mariele Queiroz; ZACHARIAS, André da Silva; BRAGA, Ludmila Cândida de; BERTOLOTE, José Manoel. Criação do Grupo Técnico “Saúde do Estudante”, pela Coordenadoria de Saúde da Unesp. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023007, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5154. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5154. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Introdução: A criação deste grupo técnico se justifica pela ocorrência de eventos graves no âmbito da saúde mental dos estudantes, como suicídio e violência auto-aplicada, o que implica na definição de uma postura ética a respeito, não apenas individualmente, mas em protocolos de ações coletivas, já que os fatores desencadeadores desses eventos podem estar presentes na dinâmica institucional. Objetivos: Promover ações que contemplem as demandas por promoção, prevenção e assistência em saúde integral apresentadas pelos estudantes. Metodologia: Trata-se do planejamento de ações voltadas para a promoção, prevenção e assistência em saúde integral do estudante, considerando suas peculiaridades, junto às equipes de saúde das diferentes localidades em que a Universidade se faz presente. Resultados:  Os resultados previstos dizem respeito ao alcance dos objetivos propostos, devendo ocorrer a construção de indicadores referentes à saúde dos estudantes nos diferentes campi da Unesp, permitindo o constante aprimoramento das ações a serem realizadas. Conclusão: À medida que o GTSE concretize os propósitos estabelecidos, a realidade vivenciada pelos estudantes em termos de saúde integral será conhecida mais amplamente e de forma articulada, o que permitirá dar continuidade a uma política de cuidados específica, bem como compartilhar esse conhecimento com as demais Universidades paulistas.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5154
PDF

Referências

BERTOLOTE, J. M. O suicídio e sua prevenção. São Paulo: Editora Unesp, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde integral de adolescentes e jovens : orientações para a organização de serviços de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2007.

CAMPOS, J. A. D. B.; CAMPOS, L. A.; BUENO, J. L.; MARTINS, B. G.; Emotions and mood swings of pharmacy students in the context of the coronavirus disease of 2019 pandemic. Currents in Pharmacy Teaching and Learning Volume 13, Issue 6, June 2021.

CAMPOS, J. A. D. B.; CAMPOS, L. A.; MARTINS, B. G.; MARÔCO, J. Coping strategies and their relationship with subjective distress due to the COVID-19 pandemic in Brazil. Psychol. Rep. 2022 Jun 29.

CRAWFORD, R.. Salutarismo e medicalização da vida cotidiana. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 100-121, jan./mar. 2019.

MELO, C. V. I. de Ansiedade, estresse e dependência de internet em estudantes universitários In: OLIVEIRA, N. R. C. de (org.). Qualidade de vida, esporte e lazer no cotidiano do universitário [livro eletrônico] – Campinas, SP: Papirus, 2018.

RODRIGUES, T. S.; SILVA, S. M. C. Medicalização, dislexia e TDAH no ensino superior: contribuições da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo. v. 26, e46549, 2021.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Juliene de Cassia Leiva, Amanda Caroliny Costa da Silva, Mariele Queiroz Pereira , André da Silva Zacharias, Ludmila Cândida de Braga, José Manoel Bertolote (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.