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Infâncias rurais
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Palavras-chave

Infâncias rurais

Como Citar

SANTOS, Patrícia Oliveira dos; SILVA, Antonio Luiz da; PIRES, Flávia Ferreira. Infâncias rurais: diálogos interdisciplinares. Tematicas, Campinas, SP, v. 26, n. 51, p. 9–20, 2018. DOI: 10.20396/tematicas.v26i51.11627. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11627. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Quando atentamos para a importância das crianças e das infâncias na história do fazer acadêmico, somos levados a admitir que ambas foram, durante muito tempo, tanto ignoradas quanto silenciadas nas pesquisas científicas. Ao dizer isso, estamos destacando que, de forma geral, as próprias crianças demoraram a despontar como ‘sujeitos’ legítimos das
infâncias nas pesquisas, embora tenham estado muito presentes como ‘objetos’ em investigações das ciências médicas, pedagógicas, psicológicas etc. Em alguma medida, mas real e menos poética, era como se as crianças e as infâncias “estivessem não estando”.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v26i51.11627
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Referências

ARIÈS, Phillipe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1981.

CAMPOS, M. M. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, Silvia. (Org.) A criança Fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.

CARNEIRO, Maria José. 2012. Ruralidades contemporâneas: modos de viver e pensar o rural na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012.

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Copyright (c) 2018 Patrícia Oliveira dos Santos, Antonio Luiz da Silva, Flávia Ferreira Pires

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