Resumo
O presente artigo procura investigar a relação entre arte e política ao discutir os vínculos do movimento surrealista francês, sobretudo a partir da obra de André Breton, com o marxismo, e das vanguardas artísticas e estéticas com os movimentos revolucionários de esquerda. Da mesma forma, apresenta o surrealismo de Breton como conjunção de um “marxismo romântico”, isto é, de uma forma de pensamento fascinado por determinados valores culturais de um passado pré-capitalista que rejeita a racionalidade abstrata da civilização industrial moderna, mas reconhece essa nostalgia como um elemento essencial da luta pela transformação revolucionária do presente.
Referências
BOHRER, K.H. Die Kritik der Romantik. Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1989.
BOUNOURE, V. Le surréalime et les arts sauvages. Paris: L’Harmattan, 2001, p. 204.
BRETON, A. “Evolution du concept de liberté à travers le romantisme (1945)”. In: Conjonction. Surréalisme et revolte em Haïti. Nº 194, juin 1992, p. 82.
BRETON, A. “Evolution du concept de liberté à travers le romantisme”. In: Conjonctions, 1960, p. 90.
BRETON, A. “Introdution à Achim d’Amim”. In: Contes bizarres. Paris: Julliard, 1964, p. 18-21.
BRETON, A. “Le merveilleux contre le mystère” (1936). In: Clé dês champs, Paris 1967a., p.10.
BRETON, A. “Océanies” (1948), La clé dês champs, 1967a p. 278-280.
BRETON, A. “Perspective Cavaliere” (1963). In: Perspective Cavalière. Paris: Gallimard, 1970, p. 227.
BRETON, A. “Sur l’art magique” (1957). Perspective Cavalière, p. 142.
BRETON, A. “Sur l’art magique”. In: Perspective Cavalière, p. 140.
BRETON, A. L’art magique. Paris: Phébus, 1991, p. 27.
BRETON, A. Manifestes du surréalisme. Paris: Gallimard, 1967b, p. 19-37.
BRETON, A. Manifestes du surréalisme. Paris: Folio, 1999, p. 110.
BRETON, A. “La claire tour”. In: La clé des champs. Paris: J.J. Pauvert, 1967a, p. 42.
BRETON, A. “Position politique de l’art” (1935). In: Position politique du surréalisme. Paris: Denoel-Gonthier, 1972.
DEPESTRE, R. “André Breton in Port-au-Prince”. In: RICHARDSON, M. Refusal of the shadow: surrealism and the Caribbean. London: Verso, 1996, p. 232.
FABER, R. “Friihromantik, surrealismus und studentenrevolte: oder die Frage anch dem Anarchismus”. In: Romantische utopie, utopische romantik. Hildesheim: Gerstenberg, 1979.
LÖWY, M.; SAYRE, R. Révolte et mélancolie: le romantisme à contre-courant de la modernité. Paris: Payot, 1994.
MASSONI, M.D. “Surrealism and Romanticism”. In BLECHMANN, M. Revolutionar y romanticism. San Francisco: City Lights, 1999, p. 194.
ROSEMONT, F. “Karl Marx and the Iroquois”. In: Arsenal. Chicago: Black Swan Press, 1989.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2011 Michael Löwy; Rodrigo Czajka