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Os pequenos sujeitos da luta pela terra
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Palavras-chave

Criança
Infância
Culturas infantis
Sociologia da infância
Educação
Movimento popular

Como Citar

FREITAS, Fábio Accardo de. Os pequenos sujeitos da luta pela terra: educação infantil popular na ciranda infantil do MST. Tematicas, Campinas, SP, v. 26, n. 51, p. 87–118, 2018. DOI: 10.20396/tematicas.v26i51.11618. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11618. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a prática educativa com as crianças na Ciranda Infantil do pré-assentamento Elizabeth Teixeira do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a partir da Sociologia da Infância e da Educação Popular. As crianças são o ponto de partida da prática educativa, e da análise realizada, uma vez que são reconhecidas como sujeitos da história, atores no mundo e protagonistas da luta pela terra. A análise partiu da minha participação como educador-pesquisador na Ciranda Infantil do pré-assentamento e dos relatos de atividades do coletivo de extensão Universidade Popular, utilizados como fonte da pesquisa. Os relatos apresentam o protagonismo das crianças como sujeitos no mundo e produtoras de culturas infantis (FERNANDES, 2004; CORSARO, 2011). Como espaço de educação das crianças Sem Terrinhas, a Ciranda Infantil insere-se na trajetória da Educação Popular, coloca o movimento social como espaço e princípio educativo de formação dos sujeitos, garante espaço de encontro do coletivo infantil e reconhece as crianças enquanto pequenos sujeitos da luta pela terra, elementos que contribuem para caracterizá-la como uma experiência de Educação Infantil Popular.

 

https://doi.org/10.20396/tematicas.v26i51.11618
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Referências

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FERNANDES, Florestan. Folclore e Mudança Social na cidade de São Paulo.São Paulo: Martins Fontes, 2004.

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Copyright (c) 2018 Fábio Accardo de Freitas

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