Banner Portal
Teatro e resistência cultural
PDF

Palavras-chave

Teatro
Resistência Cultural
Grupo opinião

Como Citar

GARCIA, Miliandre. Teatro e resistência cultural: o grupo opinião. Tematicas, Campinas, SP, v. 19, n. 37, p. 165–182, 2011. DOI: 10.20396/tematicas.v19i37/38.13676. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/13676. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O Grupo Opinião constituiu um marco decisivo na produção teatral na década de 1960. Sua presença na cena cultural brasileira teve importância porque, antes mesmo de ser consagrado como sucesso de público com produções tais como Show Opinião e Liberdade, Liberdade, possibilitou a organização das esquerdas intelectualizadas em torno de um projeto de resistência cultural construído pelo “grupo” em interlocução com as classes médias. Resultado de um processo de acomodação das esquerdas no interior do mercado de bens culturais no Brasil, o Grupo Opinião foi resultado de uma conjunção de fatores que, concomitantemente, favoreceu sua visibilidade comercial no circuito das produções teatrais naquele momento, bem como atuou na politização de seu público espectador.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v19i37/38.13676
PDF

Referências

ADERALDO, Cego. Eu sou o Cego Aderaldo. São Paulo: Maltese, 1994.

ALMADA, Izaías. Teatro de Arena: uma estética de resistência. São Paulo: Boitempo, 2004. (Coleção Paulicéia).

ARRABAL, José; LIMA, Mariângela Alves de. Anos 70: teatro. São Paulo: Brasiliense, 1983.

AUTRAN, Paulo. O público reclama a realidade brasileira no palco. Revista Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, a. 4, n. 2, p. 161-168, jul. 1968. Entrevista realizada por Paulo Pontes. p. 62.

BERLINCK, Manoel T. O Centro Popular de Cultura da UNE. Campinas: Papirus, 1984. 120 p. (Coleção Krisis).

BOAL, Augusto. Na nossa opinião. São Paulo: Teatro de Arena, abr. 1965. (Programa do espetáculo).

BOAL, Julián. As imagens de um teatro popular. São Paulo: Hucitec, 2000.

CHAUÍ, Marilena. Seminários. São Paulo: Brasiliense, 1983. 106 p. (O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira).

CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 18, n. 35, p. 13-52, 1998.

COSTA, Armando; VIANNA FILHO, Oduvaldo; PONTES, Paulo. As intenções do Opinião. Rio de Janeiro: Teatro Princesa Isabel, dez. 1964. (Programa do espetáculo).

GARCIA, Miliandre. Do teatro militante à canção engajada: a experiência do CPC da UNE. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007. 161 p.

GOMES, Dias. Apenas um subversivo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. 416 p.

GOMES, “O engajamento é uma prática de liberdade”. Revista Civilização Brasileira. Rio de Janeiro. Ano IV, Caderno Especial nº 02, junho de 1968, p. 07-18.

GULLAR, Ferreira. Morte do Opinião. Folha de S. Paulo, São Paulo, 9 abr. 2006. Folha Ilustrada.

GULLAR, Ferreira. O caminho da liberdade. In: RANGEL, Flávio; FERNANDES, Millor. Liberdade, liberdade. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966. 158 p. (Coleção Teatro Hoje, v. 2). Orelha.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde: 1960/70. 3. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1992. 199 p.

MICHALSKI, Yan. O bicho que já pegou. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 abr. 1966.

MORAES, Dênis de. A esquerda e o golpe de 64: vinte e cinco anos depois, as forças populares repensam seus mitos, sonhos e ilusões. 2. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1989. 379 p.

MOSTAÇO, Edélcio. Teatro e política: Arena, Oficina e Opinião (uma interpretação da cultura de esquerda). São Paulo: Proposta Editorial, 1982. 197 p.

NAPOLITANO, Marcos. Seguindo a canção: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo: Anablume: FAPESP, 2001. 370 p. (História, 151).

PEIXOTO, Fernando (Org.) Vianinha: teatro, televisão e política. São Paulo: Brasiliense, 1983. 223 p. (Antologias e biografias).

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. Rio de Janeiro: Record, 2000. 458 p.

SODRÉ, Nelson Werneck. Quem é o povo no Brasil? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962. (Coleção Cadernos do Povo Brasileiro).

VIANNA FILHO, Oduvaldo. Um pouco de pessedismo não faz mal a ninguém. Revista Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, a. 4, n. 2, p. 69-78, jul. 1968.

VIANNA FILHO, Oduvaldo; GULLAR, Ferreira. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

GRUPO OPINIÃO. Show Opinião. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Discos, 1965. Long Play, 48 minutos.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Miliandre Garcia

Downloads

Não há dados estatísticos.