A participação política da criança no movimento sem terra

entrevistando a militante Kamila Karine dos Santos Vanderley

Autores

  • Christina Gladys de Mingareli Nogueira Universidade Estadual da Paraíba
  • Isabelle Mingareli dos Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20396/tematicas.v26i51.11636

Palavras-chave:

Infâncias rurais, Movimento sem terra, Entrevista

Resumo

A temática da criança/infância no espaço rural vem despertando cada vez mais o interesse de pesquisadores em diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais, dentre essas áreas podemos destacar a Sociologia, a Antropologia, a Educação, a Psicologia, a área interdisciplinar de Direitos Humanos, a História, entre outras. Nesta entrevista, realizada em 21 de abril de 2018, Kamila Karine dos Santos Wanderley nos contou de sua trajetória como professora em escolas do campo, como pesquisadora e militante dos direitos das crianças e dos adolescentes Sem Terra na Paraíba. Contou-nos sobre seu trabalho de mestrado, que teve como principais interlocutores as crianças rurais. Destacou, ainda, o lugar político ocupado pelas Crianças participantes do Movimento Sem Terra, os chamados “Sem Terrinhas”.
Kamila Karine dos Santos Wanderley possui Licenciatura em História e Licenciatura em Pedagogia com aprofundamento em Educação do Campo pela Universidade Federal da Paraíba. É também especialista em História do Brasil e da Paraíba. Cursou Mestrado em Formação de Professores Universidade Estadual da Paraíba. Atua nas áreas de Educação do Campo e Extensão Rural; Formação Docente; Processo Didático/Organização do Trabalho na Escola; e Prática Pedagógica. Atualmente é articuladora Estadual do Setor de Educação do MST na Paraíba e coordenadora das turmas de educação de jovens e adultos em áreas de reforma agrária na PB.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christina Gladys de Mingareli Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora substituta Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Isabelle Mingareli dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

NOGUEIRA, C. G. DE M.; SANTOS, I. M. DOS. A participação política da criança no movimento sem terra: entrevistando a militante Kamila Karine dos Santos Vanderley. Temáticas, v. 26, n. 51, 9 out. 2018.

https://doi.org/10.20396/temáticas.v26i51.11636

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

NOGUEIRA, C. G. de M.; SANTOS, I. M. dos. A participação política da criança no movimento sem terra: entrevistando a militante Kamila Karine dos Santos Vanderley. Tematicas, Campinas, SP, v. 26, n. 51, p. 271–278, 2018. DOI: 10.20396/tematicas.v26i51.11636. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11636. Acesso em: 25 jan. 2022.