Infâncias rurais

diálogos interdisciplinares

Autores

  • Patrícia Oliveira dos Santos Universidade Federal de Campina Grande
  • Antonio Luiz da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Flávia Ferreira Pires Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.20396/tematicas.v26i51.11627

Palavras-chave:

Infâncias rurais

Resumo

Quando atentamos para a importância das crianças e das infâncias na história do fazer acadêmico, somos levados a admitir que ambas foram, durante muito tempo, tanto ignoradas quanto silenciadas nas pesquisas científicas. Ao dizer isso, estamos destacando que, de forma geral, as próprias crianças demoraram a despontar como ‘sujeitos’ legítimos das
infâncias nas pesquisas, embora tenham estado muito presentes como ‘objetos’ em investigações das ciências médicas, pedagógicas, psicológicas etc. Em alguma medida, mas real e menos poética, era como se as crianças e as infâncias “estivessem não estando”.

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Biografia do Autor

Patrícia Oliveira dos Santos, Universidade Federal de Campina Grande

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Antonio Luiz da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Flávia Ferreira Pires, Universidade Federal da Paraíba

Mestre e Doutora em Antropologia pelo Museu Nacional. Professora Adjunta licenciada do Departamento de Ciências Sociais e da Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal da Paraíba. 

Referências

ARIÈS, Phillipe. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1981.

CAMPOS, M. M. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. In: CRUZ, Silvia. (Org.) A criança Fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez, 2008.

CARNEIRO, Maria José. 2012. Ruralidades contemporâneas: modos de viver e pensar o rural na sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2012.

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

SANTOS, P. O. dos; SILVA, A. L. da; PIRES, F. F. Infâncias rurais: diálogos interdisciplinares. Tematicas, Campinas, SP, v. 26, n. 51, p. 9–20, 2018. DOI: 10.20396/tematicas.v26i51.11627. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11627. Acesso em: 25 jan. 2022.