Resumo
O objetivo do artigo é apresentar e discutir as diferentes propostas de superação da clássica dicotomia entre análises externas e leituras internas de produtos culturais presentes nas obras de Pierre Bourdieu (As regras da arte) e Norbert Elias (Mozart, sociologia de um gênio).
Referências
ALTAMIRANO, Carlos e SARLO, Beatriz. Literatura/Sociedad. Buenos Aires: Edicial S. A., 1993.
BOURDIEU, Pierre. Les règles de l’art: genèse et structure du champ littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1992.
CHARTIER, Roger. “Formation sociale et économie psychique: la societé de cour dans le procès de civilisation”. In: ELIAS, Norbert. La société de cour. Manchecourt, França: Flammarion, 2005.
ELIAS, Norbert. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 2000.
ELIAS, Norbert. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1995.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1994, 2 vols.
KANT, Immanuel. Crítica da faculdade do juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
LAHIRE, Bernard. “Champ, hors-champ, contrechamp”. In: ______. (Org.). Le travail sociologique de Pierre Bourdieu: dettes e critiques. Paris: La Découverte, 2001.
MICELI, Sergio. “Norbert Elias e a questão da determinação”. In: WAIZBORT, Leopoldo (Org.). Dossiê Norbert Elias. São Paulo, SP: Edusp, 2001.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Guilherme Seto Monteiro