Resumo
O objetivo desse trabalho foi analisar as relações existentes entre a formação cultural dos professores do ensino fundamental II e médio da rede estadual de São Paulo e suas percepções acerca das potencialidades educativas dos museus de arte. Tendo como principal referencial teórico o sociólogo francês Pierre Bourdieu e seu conceito de capital cultural, pretendeu-se apreender em que medida a formação cultural dos professores pode ou não determinar uma relação mais fértil com os museus de arte. Para tanto, entre os meses de setembro e novembro de 2007 foram aplicados questionários acerca da origem social, formação escolar e profissional, informações sobre hábitos de lazer e cultura e opinião sobre museus e exposições de arte a dois grupos distintos de professores. O grupo 1 incluiu vinte professores que, durante o ano de 2007, agendaram espontaneamente mais de uma visita monitorada para seus alunos no Museu Lasar Segall, localizado no bairro da Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo. O grupo 2 incluiu outros vinte professores, que agendaram visitas monitoradas no Museu Lasar Segall devido à participação da escola em um projeto financiado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e que não voltaram ao Museu até o fim de 2007. A observação dos resultados obtidos permitiu a percepção de aproximações entre os dois grupos no que diz respeito à sua origem social, mas diferenças em relação à instituição de formação e a relação mantida com os bens culturais de uma maneira geral, e mais especificamente, com o museu de arte.
Referências
BOURDIEU, Pierre. La distinción. Criterio y bases sociales del gusto. Madri: Taurus, 1978.
BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da acção. Oeiras: Celta Editora, 1997.
BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp, 2003a.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. In Nogueira, M. A., CATANI. A. (Orgs.). Petrópolis: Editora Vozes, 2003b.
BOURDIEU, Pierre.Os usos sociais da ciência – Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004.
BOURDIEU, Pierre. Renato Ortiz (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’água, 2005.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2013 Livia Lara da Cruz