Banner Portal
Formação docente e gosto pelas artes
PDF

Palavras-chave

Artes
Gosto
Capital cultural
Professores

Como Citar

CRUZ, Livia Lara da. Formação docente e gosto pelas artes: possibilidades de compreensão. Tematicas, Campinas, SP, v. 21, n. 41, p. 61–79, 2013. DOI: 10.20396/tematicas.v21i41.11450. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11450. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse trabalho foi analisar as relações existentes entre a formação cultural dos professores do ensino fundamental II e médio da rede estadual de São Paulo e suas percepções acerca das potencialidades educativas dos museus de arte. Tendo como principal referencial teórico o sociólogo francês Pierre Bourdieu e seu conceito de capital cultural, pretendeu-se apreender em que medida a formação cultural dos professores pode ou não determinar uma relação mais fértil com os museus de arte. Para tanto, entre os meses de setembro e novembro de 2007 foram aplicados questionários acerca da origem social, formação escolar e profissional, informações sobre hábitos de lazer e cultura e opinião sobre museus e exposições de arte a dois grupos distintos de professores. O grupo 1 incluiu vinte professores que, durante o ano de 2007, agendaram espontaneamente mais de uma visita monitorada para seus alunos no Museu Lasar Segall, localizado no bairro da Vila Mariana, zona sul da cidade de São Paulo. O grupo 2 incluiu outros vinte professores, que agendaram visitas monitoradas no Museu Lasar Segall devido à participação da escola em um projeto financiado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e que não voltaram ao Museu até o fim de 2007. A observação dos resultados obtidos permitiu a percepção de aproximações entre os dois grupos no que diz respeito à sua origem social, mas diferenças em relação à instituição de formação e a relação mantida com os bens culturais de uma maneira geral, e mais especificamente, com o museu de arte.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v21i41.11450
PDF

Referências

BOURDIEU, Pierre. La distinción. Criterio y bases sociales del gusto. Madri: Taurus, 1978.

BOURDIEU, Pierre. Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.

BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da acção. Oeiras: Celta Editora, 1997.

BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp, 2003a.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. In Nogueira, M. A., CATANI. A. (Orgs.). Petrópolis: Editora Vozes, 2003b.

BOURDIEU, Pierre.Os usos sociais da ciência – Por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Renato Ortiz (Org.). A sociologia de Pierre Bourdieu. São Paulo: Olho d’água, 2005.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Livia Lara da Cruz

Downloads

Não há dados estatísticos.