Banner Portal
#Ocupaparaná
PDF

Palavras-chave

Ocupações
Secundaristas
Movimentos sociais
Movimento estudantil

Como Citar

MINUCELLI, Conrado Pereda; SANTOS, Jaqueline Aparecida Silva; DOMBROWSKI, Osmir. #Ocupaparaná: as ocupações das escolas públicas paranaense em outubro de 2016. Tematicas, Campinas, SP, v. 24, n. 47, p. 247–274, 2016. DOI: 10.20396/tematicas.v24i47/48.11123. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11123. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O presente trabalho empreende a reconstituição de uma cronologia dos  acontecimentos que cercam o movimento das ocupações de escolas públicas paranaense por estudantes secundarista em outubro de 2016, seguida por uma descrição sucinta da organização interna das ocupações e conclui com a apresentação de algumas reflexões sobre aspectos particularmente relevantes para a análise dos movimentos sociais no século XXI. O trabalho está baseado em observações in loco de ocupações ocorridas nas cidades de Cascavel e Toledo no extremo oeste do estado, complementadas por informações divulgadas pela grande imprensa e por diferentes canais na internet.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v24i47/48.11123
PDF

Referências

CAMPOS, A. J. M.; MEDEIROS, J.; RIBEIRO, M. M. Escolas de Luta. São Paulo: Veneta, 2016.

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano – artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

DEMIER, F.; HOEVELER, R. A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 2016.

GOHN, M. da G. Manifestações de junho de 2013 e praças dos indignados no mundo. Petrópolis: Vozes, 2014.

GOHN, M. da G. Manifestações e protestos no Brasil – correntes e contracorrentes na atualidade. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

HARDT, M.; NEGRI, A. Multidão – Guerra e democracia na era do Império. Rio de Janeiro: Record, 2014.

LAVALLE, A. G.; HOUTZAGER, P. P.; e CASTELLO, G. Democracia, pluralização da representação e sociedade civil. Lua Nova [online]. 2006, n. 67, p. 49-103.

LIBANEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1992.

MCLAREN, P. Rituais na escola. Petrópolis: Vozes, 1992.

NEGRI, A. Para uma definição ontológica da Multidão. Lugar Comum, nº 19-20, janeiro de 2004.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1991.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Conrado Pereda Minucelli, Jaqueline Aparecida Silva Santos, Osmir Dombrowski

Downloads

Não há dados estatísticos.