Banner Portal
Sobre greve, liberdade e rinocerontes
PDF

Palavras-chave

Greve
Teatro
Liberdade
Humano
Universidade
Rinocerontes
Crítica cultural

Como Citar

SESTER, Eros; ANTUNES, Sara Vieira. Sobre greve, liberdade e rinocerontes. Tematicas, Campinas, SP, v. 24, n. 47, p. 99–112, 2016. DOI: 10.20396/tematicas.v24i47/48.11117. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11117. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Partindo do contexto da greve de 2016 na Unicamp, marcado por um ambiente politicamente frágil e acirramento entre diferentes atores/atrizes no embate institucional e civil, o presente texto propõe uma análise crítica da montagem “Canto para Rinocerontes e Homens”, encenada no referido ano pela companhia Teatro do Osso. Baseada na dramaturgia “O Rinoceronte” de Eugène Ionesco, a peça que aqui serve de emblema revela e retorce uma série de contradições explícitas e implícitas na onda de conservadorismo que tem acompanhado a crise econômica e a irresponsável e indecente gestão política institucional. Elaborada por mestres em formação durante o período da greve, a resenha é elaborada como um diálogo-debate e redigida colaborativamente em um estilo ensaístico, e reflete em sua forma a elaboração de um espaço onde as normas acadêmicas de produção do conhecimento científico puderam ser colocadas em perspectiva. Esperamos, com o texto que segue, provocar reflexões nos/as leitores/as atinentes aos próprios valores e convicções que tem governado nossas concepções acerca do humano e dos mundos que queremos.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v24i47/48.11117
PDF

Referências

AGAMBEN, G. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.

BUTLER, Judith. Vida precaria: el poder del duelo y la violência. Buenos Aires: Paidós, 2006.

BUTLER, Judith. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Eros Sester, Sara Vieira Antunes

Downloads

Não há dados estatísticos.