Os materiais didáticos veiculados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática na década de 1960

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9863

Palavras-chave:

ensino primário, ensino intuitivo, materiais didáticos

Resumo

O presente texto trata dos materiais didáticos para o ensino da matemática indicados pelo Manual do Professor Primário do Paraná.  O questionamento que orientou este estudo foi: Que materiais didáticos eram indicados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática nas escolas do estado na década de 1960? Amparado pela perspectiva da história cultural e dos conceitos de representação e apropriação o texto apresenta as orientações e os materiais didáticos indicados para o ensino da matemática na época e confrontados com referenciais como: Backheuser (1946), Costa (2016), Pinto (2016) e Pinheiro (2013). Foi possível identificar que os recursos e materiais didáticos expressavam uma concepção de ensino ativo e intuitivo, ou seja, o Manual do Professor Primário do Paraná seguia uma tendência que possibilitava ao aluno o contato com objetos que pudessem expressar conceitos e fatos matemáticos.

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Biografia do Autor

Reginaldo Rodrigues da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências - Habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e em Pedagogia pelo CESUMAR (2017). Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela PUCPR. Atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lotado no curso de Pedagogia e Ciências Biológicas ministrando as disciplinas de Reprodução Humana e Prática Profissional em Ciências Biológicas, Fundamentos da Aprendizagem, Fundamentos da Educação, Didática, Metodologia do Ensino da Matemática, Biologia Educacional, Metodologia do Ensino de Ciências e Prática Profissional: Pesquisa Educacional e Pesquisa da Prática Pedagógica. É professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná na área de Ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino da matemática, ciências naturais e biologia, metodologia e ensino de ciências. Atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na área do Ensino da Matemática. Coordenador de Gestão e Processos do Projeto PIBID/PUCPR. Coordenador dos Cursos de Especialização Formação Pedagógica do Professor Universitário e do Curso de Alfabetização e Letramento da PUCPR. Atua como docente em cursos de Especialização com as disciplinas de Metodologia do Ensino da Matemática, Fundamentos Biológicos da Educação Especial e Metodologia Científica. Desenvolve pesquisas na área de Educação da PUCPR, Área de Concentração "Pensamento Educacional Brasileiro e Formação de Professores", da Linha de Pesquisa História e Políticas da Educação, vinculado ao projeto Estudos Históricos Culturais da Matemática Escolar no Brasil - Século XX. Também é membro do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT. Vice-líder do Grupo de Pesquisa História das Instituições Escolares no Brasil. 

Wagner Alexandre do Amaral, Secretaria do Estado da Educação do Paraná

Bacharel e Licenciado em Matemática pela Universidade Tuiutí do Paraná, Professor de Matemática da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

RODRIGUES DA COSTA, Reginaldo; ALEXANDRE DO AMARAL, Wagner. Os materiais didáticos veiculados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática na década de 1960. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019021, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9863. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9863. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO