Os materiais didáticos veiculados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática na década de 1960
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9863Palavras-chave:
ensino primário, ensino intuitivo, materiais didáticosResumo
O presente texto trata dos materiais didáticos para o ensino da matemática indicados pelo Manual do Professor Primário do Paraná. O questionamento que orientou este estudo foi: Que materiais didáticos eram indicados pelo Manual do Professor Primário do Paraná para o ensino da matemática nas escolas do estado na década de 1960? Amparado pela perspectiva da história cultural e dos conceitos de representação e apropriação o texto apresenta as orientações e os materiais didáticos indicados para o ensino da matemática na época e confrontados com referenciais como: Backheuser (1946), Costa (2016), Pinto (2016) e Pinheiro (2013). Foi possível identificar que os recursos e materiais didáticos expressavam uma concepção de ensino ativo e intuitivo, ou seja, o Manual do Professor Primário do Paraná seguia uma tendência que possibilitava ao aluno o contato com objetos que pudessem expressar conceitos e fatos matemáticos.
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