Reivenções de si: acervos pessoais e o uso de escritas ordinárias como fontes para produção histórica

Auteurs

  • Letícia Vieira Universidade de São Paulo - USP

DOI :

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.9237

Mots-clés :

Acervos Pessoais, Escritas ordinárias, cadernos

Résumé

“Viver e Escrever: cadernos de escritas ordinárias de um professor catarinense (Sec XX)”, livro de autoria de Maria Teresa Santos Cunha e Flávia de Freitas Souza, configura-se como escrito de base por trazer à cena estudos acerca dos cadernos e colocar em pauta a questão das escritas ordinárias enquanto testemunhos de construções de si. Tomando por objeto de estudo parte do acervo pessoal do intelectual catarinense Victor Márcio Konder, e destinando atenção à descrição do processo de restauro, organização e salvaguarda do material componente desta parcela do acervo - especificamente um conjunto de quarenta e cinco cadernos manuscritos produzidos pelo professor entre as décadas de 1960 e 1980 -, a obra convida-nos ao debate acerca do uso de cadernos enquanto fonte para produção histórica, levando-nos a atentar à estes documentos, “portadores de ressonâncias”, e aos rastros que habitam cada espaço destes enquanto suportes de escrita. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Letícia Vieira, Universidade de São Paulo - USP

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Municipal de Palhoça/SC (FMP), mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo sob orientação da Prof. Dra. Carmen Sylvia Vidigal de Moraes.

Téléchargements

Publiée

2015-12-19

Comment citer

VIEIRA, Letícia. Reivenções de si: acervos pessoais e o uso de escritas ordinárias como fontes para produção histórica. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 182–185, 2015. DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9237. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9237. Acesso em: 22 juill. 2024.