Redes sociais virtuais: territórios abertos para a história da educação

Auteurs

  • Robson Fonseca Simões UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DOI :

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.9232

Résumé

As práticas discursivas que permeiam o nosso cotidiano nas mais diferentes instâncias de socialização têm sido exploradas como locus privilegiado de investigação nas mais diversas áreas científicas: linguística, antropologia, psicologia, literatura etc. A História da Educação também entra em cena nesses estudos, propondo tornar mais visíveis os caminhos da construção da memória ou das memórias que nos constituem como sujeitos históricos. Assim, busca-se neste texto, analisar algumas escritas dos ex-alunos do colégio Pedro II, uma instituição pública da cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, na categoria escolas e cursos na comunidade do Orkut, procurando espiar por uma fresta os horizontes de sentidos nas narrativas que contam as histórias daqueles sujeitos. Nesse sentido, traz para o debate as escritas virtuais considerando-as fontes historiográficas para o campo da História da Educação. Por que as escolas percorrem o espaço virtual? Os depoimentos criam chances para analisar os usos e as funções da cultura escrita, descrevendo nas entrelinhas midiáticas outras histórias que perpassam a vida escolar. Valho-me dos estudiosos Chartier (2007), Alberca (2000), Muzart (1998), Certeau (1982), Lévy (1999), Nunes (2005) e Le Goff (1984) para me ajudar a pensar que os sujeitos também se constroem nos mais diversos suportes de escrita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Robson Fonseca Simões, UNIR- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação, Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Porto Velho; atua na Graduação e nas Licenciaturas Plenas; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEE/MEPE/UNIR) na seguinte linha de pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Coordenador Adjunto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, MEC/UNIR/SEDUC/RO, um programa de formação continuada do governo federal. Doutor em Educação (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; graduado em Letras (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área da Educação, atuando nos seguintes temas: Educação profissional e tecnológica, Ações pedagógicas e as novas tecnologias, Histórias de vidas escolares e cultura digital. Autor de livros, artigos e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Tem apresentado trabalhos no SIMPÓSIO IBEROAMERICANO: HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, PATRIMÔNIO EDUCATIVO, no COLE (Congresso de Leitura do Brasil), no CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica) e no EDAPECI (Educação a distância e práticas educativas comunicacionais e interculturais). É membro associado da Biograph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

Téléchargements

Publiée

2015-12-19

Comment citer

SIMÕES, Robson Fonseca. Redes sociais virtuais: territórios abertos para a história da educação. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 111–127, 2015. DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9232. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9232. Acesso em: 3 juill. 2024.