Hygino Amanajás e sua produção de livros de leituras escolares para o ensino primário: fragmentos da história da leitura no Pará
DOI :
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.9228Mots-clés :
História da Educação, Cultura Escolar, História da LeituraRésumé
Este texto traz fragmentos da História da Leitura no Estado do Pará ao desvelar o estudo historiográfico realizado sobre a trajetória intelectual e profissional de Hygino Amanajás (1852-1921), cujo nome é inserido nos quadros da História do Estado do Pará como personalidade política, envolvido com a Educação e autor dos livros escolares: Noções de Educação Civica e Alma e Coração. Tem-se ainda, apresentados elementos acerca do processo de produção, divulgação e circulação dessas obras. Esses elementos fornecem indícios que possibilitam, mesmo que de forma incipiente, conhecer aspectos sobre a história da leitura. Dentre esses elementos destaca-se a influência do livro Cuore, de Edmundo de Amicis, na produção do livro Alma e Coração.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/