Le “dire” et le “faire”: l’écriture comme lecture (et vice-versa) dans les Mémoires de Pedro Nava

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DOI :

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14817

Mots-clés :

Pedro Nava, Littérature brésilienne, Citation, Paratext

Résumé

Ce texte se propose d'examiner l'interrelation entre l'écriture et la lecture dans Mémoires de Pedro Nava. Pour cela, nous avons analysé comment cette interrelation apparaît comme un thème de l'œuvre, plus précisément, dans trois épisodes sélectionnés. De plus, nous étudions cette interrelation comme une pratique textuelle, en particulier dans les paratextes éditoriaux de Baú de Ossos. En conclusion, il est proposé que le texte articule ces deux aspects, l'une des caractéristiques les plus frappantes de l'œuvre de Pedro Nava.

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Biographie de l'auteur

Júlio de Souza Valle Neto, Universidade Federal de São Paulo

Graduou-se em 1999 bacharel em Letras pela UNICAMP, instituição pela qual também obteve, no ano seguinte, a licenciatura. Os títulos de Mestre e Doutor em Teoria e História Literária, ambos pelo Instituto de Estudos da Linguagem da referida universidade, foram obtidos respectivamente em 2006 e 2011. Em ambas as oportunidades, desenvolveu pesquisas sobre a obra do memorialista Pedro Nava (1903-1984), sempre sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Arnoni Prado. No mestrado, examinou as inflexões do romance "O Ateneu", de Raul Pompéia, sobre a prosa das "Memórias", ao passo que em "O Modernista no Antiquário", sua tese de doutoramento, pretendeu investigar as relações entre esta obra e o movimento modernista. Também atuou na docência do ensino superior entre 2004 e 2007 (quando se afasta para usufruir de bolsa concedida pela FAPESP, instituição que fomenta as suas pesquisas desde a Iniciação Científica, orientada pelo prof. Dr. Alexandre Soares Carneiro e dedicada à crítica sobre a lírica medieval galego-portuguesa). No período, atuou como professor na Faculdade Cenecista de Capivari (FACECAP), ministrando disciplinas pertencentes, sobretudo, à área de literatura brasileira. Atuou, entre fevereiro de 2012 e abril de 2013, como professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio da ETEC João Maria Stevanatto (Itapira-SP), ocupação que se integra a um novo momento de reflexões sobre a questão do Ensino de Literatura na Educação Básica. Atualmente, é professor adjunto da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos.

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Publiée

2020-12-14

Comment citer

VALLE NETO, Júlio de Souza. Le “dire” et le “faire”: l’écriture comme lecture (et vice-versa) dans les Mémoires de Pedro Nava. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020022, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.14817. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14817. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TEMÁTICO