To tell, to do: reading as writing (and vice versa) in the Pedro Nava’s Memórias

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14817

Keywords:

Pedro Nava, Brazilian Literature, Citation, Paratexts

Abstract

This paper aims to discuss the interrelationship between writing and reading in Pedro Nava's Memórias. Therefore, we have selected three scenes of his work where this interrelationship appears as a topic. Furthermore, we have analyzed this connection as a textual practice, especially considering the editorial paratexts of Baú de Ossos. In conclusion, we have proposed that this work articulates these two different aspects, one of its most relevant features.

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Author Biography

Júlio de Souza Valle Neto, Universidade Federal de São Paulo

Graduou-se em 1999 bacharel em Letras pela UNICAMP, instituição pela qual também obteve, no ano seguinte, a licenciatura. Os títulos de Mestre e Doutor em Teoria e História Literária, ambos pelo Instituto de Estudos da Linguagem da referida universidade, foram obtidos respectivamente em 2006 e 2011. Em ambas as oportunidades, desenvolveu pesquisas sobre a obra do memorialista Pedro Nava (1903-1984), sempre sob a orientação do Prof. Dr. Antonio Arnoni Prado. No mestrado, examinou as inflexões do romance "O Ateneu", de Raul Pompéia, sobre a prosa das "Memórias", ao passo que em "O Modernista no Antiquário", sua tese de doutoramento, pretendeu investigar as relações entre esta obra e o movimento modernista. Também atuou na docência do ensino superior entre 2004 e 2007 (quando se afasta para usufruir de bolsa concedida pela FAPESP, instituição que fomenta as suas pesquisas desde a Iniciação Científica, orientada pelo prof. Dr. Alexandre Soares Carneiro e dedicada à crítica sobre a lírica medieval galego-portuguesa). No período, atuou como professor na Faculdade Cenecista de Capivari (FACECAP), ministrando disciplinas pertencentes, sobretudo, à área de literatura brasileira. Atuou, entre fevereiro de 2012 e abril de 2013, como professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio da ETEC João Maria Stevanatto (Itapira-SP), ocupação que se integra a um novo momento de reflexões sobre a questão do Ensino de Literatura na Educação Básica. Atualmente, é professor adjunto da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos.

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Published

2020-12-14

How to Cite

VALLE NETO, Júlio de Souza. To tell, to do: reading as writing (and vice versa) in the Pedro Nava’s Memórias. Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020022, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.14817. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14817. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO