Un itinéraire de recherche: aspects du theme Patrimoine Historico-Educatif dans l’histoire de l’education (2000-2015)

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14332

Mots-clés :

Patrimoine historique et éducatif, Histoire de l’éducation, Congrès de la Société brésilienne d’histoire de l’éducation

Résumé

En este artículo, discutimos la presencia de temas relacionados con el Patrimonio Cultural designados como Patrimonio Histórico-Educativo en sus ocurrencias en los Congresos Brasileños de Historia de la Educación (CBHE), celebrados entre 2000 y 2015, en diferentes regiones del país. Aunque la inserción del tema en los Congresos CBHE es reciente, el Patrimonio Histórico-Educativo tiene una importante historicidad que visualizar, articulado a la Historia de la Educación. Para los resultados presentados, la fuente, en su parte más consistente, se construyó a partir del número de trabajos en los congresos CBHE, en el período citado, cuyas obras indican la inserción, desde sus títulos, en los temas relacionados con el Patrimonio Histórico-Educativo.

 

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Bibliographies de l'auteur

Maria Teresa Santos Cunha, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Doutora em Educação, História e Filosofia pela USP. Professora Titular do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/Florianópolis), atuando na área de Patrimônio Cultural e de História da Educação. Foi Coordenadora do GT Nacional História da Educação da ANPED. É Bolsista Produtividade em Pesquisa 1-D do CNPq.

Emerson César de Campos, Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC

Professor Titular do Departamento e Programa de Pós Graduação em História da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1995), Graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1997), Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1999) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003).
Atua junto aos temas: Cidades; Migrações; Estados Unidos; Literatura e Humor na relação com à História. Fonte: Currículo Lattes.

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Publiée

2020-12-10

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CUNHA, Maria Teresa Santos; CAMPOS, Emerson César de. Un itinéraire de recherche: aspects du theme Patrimoine Historico-Educatif dans l’histoire de l’education (2000-2015). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020021, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.14332. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14332. Acesso em: 22 juill. 2024.