Patrimonio histórico-educativo: la escuela, el professor y las “rosas verdes”

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.13840

Palabras clave:

Diários, Cultura material escolar, Patrimônio Hist´órico-Educativo

Resumen

El objetivo de este artículo es analizar aspectos del patrimonio histórico-educativo de la narrativa (auto)biográfica escrita en los diarios manuscritos por una mujer agricultora de 86 años de edad. Esos manuscritos presentan relatos de la autora sobre el trayecto recorrido hacia la escuela, la arquitectura de su espacio físico, su primer profesor y la materialidad de los objetos de su escolarización primaria (1940). Las dimensiones teórico-metodológicas de la pesquisa se basan principalmente en los conceptos de cultura escolar y cultura material escolar, de acuerdo con autores como Escolano Benito (2017), Felgueiras (2015), entre otros. Así que este artículo trae contribuciones al patrimonio histórico-educativo perpetuado, en el caso de este análisis, por la memoria y por la escritura presente en los diarios estudiados.

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Biografía del autor/a

Vania Grim Thies, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Pedagogia (UFPel, 2004), especialização em Alfabetização e Letramento (UFPel, 2005), Mestrado em Educação (UFPel, 2008) e Doutorado em Educação (UFPel, 2013). É professora da Universidade Federal de Pelotas atuando no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/ Fae/UFPEL). Coordenadora adjunta do centro de memória e pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (Hisales). Coordenadora adjunta do grupo de pesquisa Hisales. Tem experiência na área de Educação atuando nos seguintes temas: História da Educação, História da Cultura Escrita, Escritas ordinárias, Práticas de leitura e escrita escolares e não escolares.

Joseane Cruz Monks, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Pedagogia (2014). Docente nos anos iniciais na Rede Municipal de Ensino de Pelotas (2015), Mestra em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (2019). Doutoranda em Educação PPGE/FaE/UFPel; Pesquisadora e integrante do centro de memória e pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - Hisales (FaE/ UFPel). Durante a graduação atuou como Bolsista de Iniciação Científica/FAPERGS (2011-2014) - atuando em pesquisas na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: acervos, história da alfabetização, cultura material escolar, alfabetização e letramento.

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Publicado

2020-11-26

Cómo citar

GRIM THIES, Vania; CRUZ MONKS, Joseane. Patrimonio histórico-educativo: la escuela, el professor y las “rosas verdes”. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020016, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.13840. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/13840. Acesso em: 22 jul. 2024.